domingo, 11 de agosto de 2013

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

As Lições do Deserto - (Palavra Pastoral - Agosto 2013)

Texto publicado originalmente na edição nº 43 do Informa Gospel


Há pouco tempo, escrevi sobre o deserto, mas sinto a inspiração do Espírito Santo para falar sobre este tema que tanto nos assusta mais uma vez; pois para nós cristãos, o deserto é algo tão inevitável que podemos dizer que existem apenas três tipos de crente: os que já passaram pelo deserto, os que estão passando e os que ainda passarão. Mas não se exaspere com esta dura verdade, é no deserto que nós aprendemos conceitos valiosos sobre a fé cristã, e quero compartilhar com vocês algumas dessas lições que tive a oportunidade de aprender nas minhas muitas travessias...

Lição 1: Quando nos vemos frente à frente com o deserto e a única opção é enfrenta-lo, aprendemos a depender  e confiar exclusivamente no Senhor.

Lição 2: O deserto não acontece por acidente. Ele está previsto na agenda de Deus, pois faz parte do cronograma divino para nossas vidas.

Lição 3: De tempos em tempos, é o próprio Deus quem nos conduz ao deserto.

Lição 4: O deserto é a escola de ensino superior do Espírito Santo, onde Deus treina e capacita seus melhores soldados.

Lição 5: O deserto te molda. Você sai dele um cristão melhorado, autêntico e genuíno; pois o orgulho, a vaidade e o egoísmo viram cinzas no calor das areias.

Lição 6: Deus esta mais interessado no que somos do que no que fazemos. No deserto somos lentamente lapidados, purificados e preparados; sem pressa; no tempo perfeito do Senhor.

Lição 7: Por oitenta anos Deus preparou Moisés para uma jornada que durou apenas a metade deste tempo; treinou Elias por mais de três anos para um evento que não passou de umas poucas horas no cume do Monte Carmelo e é por estas e outras razões que no deserto se aprende a confiar mais no provedor e menos na  provisão. 

Lição 8: No deserto não existem meios termos. Ou somos sustentados por Deus ou então morremos de fome.

Lição 9: É fácil louvar a Deus quando estamos em evidência e há fartura em nossa mesa, mas um dia, impreterivelmente,  somos pegos no olho do furacão da vontade divina e levados para uma terra árida onde as fontes são secas e  a mesa é vazia.

Lição 10: No deserto sempre nos fazemos as mesmas perguntas: Onde estou? Pra onde vou? O que devo fazer? - Deus tem respostas satisfatórias para todas elas.

Lição 11: Suas fontes podem sim estarem completamente secas, mas as de Deus estarão sempre jorrando. Suas provisões podem estar chegando ao fim, mas o provedor continua cuidando de você a cada instante.

Lição 12: Há varias fontes vulneráveis a esses tempos de estiagem: vida, casamento, finanças, saúde, relacionamentos... E quando os recursos humanamente possíveis cessam,  os recursos de Deus nos são disponibilizados integralmente.

Lição 13: Deus jamais nos levara ao deserto ao bel prazer. Deserto é aprendizado para algo grande dentro do Reino. Deus não fabrica super-crentes industrializados, pelo contrário, seu processo é rústico e artesanal, à base de fogo, marreta e bigorna. Somos aquecidos ao limite no fogo, postos sobre a bigorna e moldados na marretada... E isso dói demais, porém o resultado é grandioso.

Lição 14: Quando for enviado ao deserto, vá SORRINDO! Deserto é lugar de milagres, onde o poder de Deus se aperfeiçoa em nossas fraquezas e limitações.


E pra terminar, uma última lição (ou talvez seja apenas um conselho deste aprendiz de pastor, experiente nesta coisa de deserto): Na escola de Deus só entram os melhores alunos. Se ele te matriculou nela, sinta-se honrado. Estude muito, seja disciplinado, supere-se em cada avaliação e seja aprovado com louvor.



Mãozinhas pra cima! 
Boa Aula!


Pr. Wilson Gomes