sexta-feira, 7 de março de 2014

EBD - O Movimento Nova Era

A Nova Era é um movimento filosófico religioso, misturado com ciência e política, que abarca os mais diversos tipos de heresias e apostasias. Pretendem os seus idealizadores alcançar o estabelecimento de uma “Nova Ordem Mundial” com uma só religião, um só líder religioso e um só governo central. A visão futurística de seus adeptos é, portanto, se tornarem uma religião única e universal e uma organização política extensível a todo o mundo, mas tudo isto sem Jesus Cristo e sem Deus.

Fundação e História
A Nova Era é um movimento que não tem data precisa de fundação, não tem fundador específico e não tem liderança humana que trace diretrizes ou alguém a quem esteja subordinada. O que podemos afirmar é que existe um contingente enorme de pessoas pelo mundo afora que seguem “um ideal”, um conjunto de escritores que propagam estes ideais e meios de comunicação de massa que se identificam com essas ideologias e as fazem chegar até aos seus  ouvintes por meio de simbolos, músicas e literatura. A expressão “New Age” é relativamente recente, pois começou a ser usada basicamente a partir da década de 60, quando o “movimento” passou a divulgar mais abertamente os seus planos e ensinamentos.
Embora não exista como precisar sua origem, a história da “Nova Era” está vinculada à fundadora da seita ocultista “Sociedade Teosófica”, a médium Helena Blavatsky (1831 – 1891), que implantou a filosofia hinduísta no ocidente. Outra colaboradora desta seita é Alice Ann Bailey (1849 – 1889), que escreveu várias obras que serviram como base para as heresias da “Nova Era”; destacando-se “O Reaparecimento do Cristo”, onde ela cria sua própria visão de Jesus. Na década de sessenta, com o questionamento da sociedade em várias áreas, dentre elas a religião, buscou-se nas obras de Alice e outros escritores teosofistas, uma alternativa para sair dos padrões religiosos estabelecidos pela Palavra de Deus, encontrando assim nas referidas obras, uma liberalidade segundo seus próprios desejos através da heresia de um Cristo mais tolerante e ecumênico, criador de uma única religião mundial, estabelecedor de uma nova ordem mundial. A teosofia é um sistema que abrange filosofias, religiões, misticismo e ciência. Eles pregam que a junção de todas essas coisas promove o verdadeiro saber. Afirmam ainda, que quanto mais o homem adquire sabedoria mais se aproxima da divindade, pois Deus é sabedoria, e o homem sábio poderá ser igual a Deus, em outros ciclos da existência.

Grandes divulgadores da Nova Era: Helena Blavatsky, Alice Ann Bailey, Aleister Crowley, Maharishi Mahesi Yogi, Shirley Mclaine e os brasileiros Lauro Trevisan, Paulo Coelho
e Raul Seixas.
Existem outros nomes que também figuram como peças chaves para divulgação do movimento da Nova Era na atualidade, como o guru Maharishi Mahesi Yogi, fundador da sociedade “Amanhecer da Era da Iluminação” e a sumo-sacerdotiza Shirley McLaine, autora de vários best-sellers e organizadora de seminários sobre a Nova Era.  No Brasil o movimento tem sido divulgado abertamente pelo padre Lauro Trevisan (com seus ensinamentos sobre o poder da mente) e o místico Paulo Coelho.  Este ultimo, além de  escritor renomado e conferencista, também é  conhecido como “o Mago” da Nova Era, e desde cedo se dedicou aos estudos esotéricos e ocultistas. Foi seguidor de um bruxo inglês chamado Aleister Crowley, que tinha como codinome “The Beast” (A Besta), o mesmo satanista que influenciou Gerald Brosseau Gardner no processo de popularização da WICCA (seita estudada na semana passada). Enquanto visitava o Egito, em 1904, Crowley convenceu-se de ter recebido do deus Hórus a incubência de anunciar o advento de uma Nova Era. No Brasil, Paulo Coelho, que também é compositor, se juntou com o cantor Raul Seixas e juntos decidiram criar a “Sociedade Alternativa”, um misto de movimento anarquista e comunidade drop-out, que colocaria em prática a utopia ocultista de Crowley. Paulo Coelho compôs várias canções esotéricas e ocultistas, os quais foram grandes sucessos na voz de Raul Seixas, como “Sociedade Alternativa”, “Eu nasci há dez mil anos atrás”, “Rock do Diabo”, “Gita”, “Al Capone”, “As Minas do Rei Salomão”, e outras que revolucionaram o Rock brasileiro. Era comum, Raul Seixas, no final de suas apresentações conduzir o público ao delírio cantando o refrão da música “Sociedade Alternativa”:  "O número 666 chama-se - Aleister Crowley - Faze o que tu queres - Há de ser tudo da lei - A lei de Thelema - A lei do forte - Essa é a nossa lei - E a alegria do mundo - Todo homem, toda mulher é uma estrela - (Viva! Viva! Viva! A Sociedade Alternativa! – Viva! Viva! Viva! Viva o Ano Aeon!)". Mais do que uma canção, este refrão era um verdadeiro mantra de ritual mágico.


A Nova Era – Aquariús

A palavra “Era” significa “época notável em que se estabelece uma nova ordem de coisas”. Fundamentam-se na crença de que os ciclos evolutivos são desenvolvidos através de diferentes “Eras Astrológicas”, cada um com suas características distintas. A expressão “Nova Era” serve exatamente para designar a “Nova Ordem”, isto é, a “Era de Aquários”, que segundo seus divulgadores, será uma “Era Iluminada”. O principal expoente de cada era é chamado de “Avatar” que significa “manifestação corporal de um ser imortal”.


A Era de Touro (4.304 – 2.154 AC)
Os propagadores da “Nova Era” argumentam que a Era de Touro, foi a primeira “Era”, onde o Império Egípcio dominava o mundo e tinha a vaca como animal sagrado e que “Krishina” foi o seu “avatar”. Afirmam que as religiões começaram na era de Touro. O touro foi um animal adorado durante a civilização egípcia, como sendo o deus ligado à fertilidade da terra, trazendo prosperidade, segurança e boas colheitas. Essas heresias não têm sustentação bíblica, visto que, no livro de Êxodo, temos relatos da desmoralização dos falsos deuses do Egito, demonstrando que nada eram, pois, não protegeram os egipcios do juízo de Deus, e muito menos “comandaram uma Era”. Aliás, os próprios deuses sofreram, porque Deus não poupou nenhum deles: “e sobre todos os deuses do Egito executarei juízos” (Êxodo 12:12).

A Era do Carneiro (2.153 a 4 AC)
Na interpretação New Age, a “Era de Carneiro”, a segunda era, começou com o surgimento dos hebreus. Ensinam que Moisés ao quebrar o bezerro de ouro, estava fazendo a transição da era de touro para a era de carneiro, visto que o carneiro era animal oferecido nos sacrifícios. Assim, Moisés foi o “avatar” daquele período. Outra heresia, pois a ação de Moisés ao destruir o bezerro de ouro, tinha como finalidade extirpar de vez aquela imagem de ídolo, objeto do pecado do povo, pois consumiu até o metal utilizado na confecção do bezerro (Êxodo 32:20-31).

A Era de Peixes (4 Ac a 2.146 DC)
De acordo com suas pregações, a “Era de Peixes” é a terceira e atual Era. Esta Era teve seu início com o nascimento de Jesus Cristo, que chamou seus discípulos pra serem “pescadores de homens”. Assim, Jesus é o “avatar” da terceira Era. Ao seu término Jesus perderá sua importância, pois o homem, através de sua própria capacidade, compreenderá o propósito da vida. Porém, o que a Bíblia apresenta não é um “avatar” e tampouco alguém que perderá a sua importância: Jesus é eterno e o Salvador da humanidade (João 1:1 e Filipenses 3.20).


A Era de Aquário (2.146 a 4.296 DC)
Segundo os estudiosos da Nova Era, a referida “Era de Aquário” ocorrerá quando o sol, no dia do equinócio de outono (hemisfério Sul) ou da primavera (hemisfério Norte), nascer a frente da Constelação de Aquário e não mais na Constelação de Peixes, sendo que essas  “mudanças” acontecem  aproximadamente a cada 2.160 anos.  Segundo os mestres do movimento essa Nova Era permanecerá durará até o ano 4.296 DC quando se iniciará a “Era de Capricórnio”. Enquanto eles esperam uma nova evolução e uma nova reencarnação de um deus, nós os cristãos, já recebemos o Cristo encarnado, e não reencarnado, que através de sua morte já efetuou a nossa redenção (Romanos 8:23 e Filipenses 3:20-21).   

Para a Nova Era; Saint Germaim, mais conhecido como Lord Maitreya será o “Cristo Cósmico”, o mestre dos mestres e o avatar que irá governar a última era, a Era de Aquário. Para eles, Lord Maitreya será o responsável pela promoção da paz mundial; da unificação de todas as religiões; da unificação política em um governo mudial que acabará com as divergências e as guerras entre as nações. A descrição desse personagem lembra ao cristão de um outro descrito na Palavra de Deus: o Anticristo.

Este líder demoníaco e vil surgirá com as mesmas características, criando, na população mundial, as mesmas expectativas. Em I Tessalonicenses 5:3, o Apóstolo Paulo afirma, “pois quando estiverem dizendo: Paz e segurança! Então lhes sobrevirá repentina destruição, como as dores de parto àquela que está grávida; e de modo nenhum escaparão”. Esta falsa paz durará apenas três anos e meio, vindo após este tempo, um período de muita dor. Lord Maitreya cabe perfeitamente nas descrições do Anticristo. 

A Nova Era, Deus e Jesus

Para a Nova Era Deus não é uma pessoa, mas apenas uma fonte de energia cósmica de onde emanaram as demais coisas existentes. Para eles Deus é tudo e tudo é Deus. Assim, afirmam que a natureza é Deus e Deus é a natureza, ou seja, criador e criação se misturam. Assim não há distinção entre a criatura e o criador, e isso englobam o próprio Satanás, que para eles é também deus. Essa doutrina é oriunda da maioria das religiões orientais e faz parte da filosofia panteísta e monista, os quais afirmam que só o mundo é real, sendo Deus a soma de tudo quanto existe. Para nós cristãos Deus é um ser espiritual e pessoal, o criador do universo (Sl 33.6,9), através do qual todas as coisas subsistem. Portanto, não é Ele a natureza, mas o criador da natureza (Sl 24.1,2). Ele é um Deus que transcende a criação.

Os propagadores do movimento da “Nova Era”, falam de um Cristo separado de Jesus. Afirmam que Jesus é o homem nascido em Belém, mas o Cristo é apenas a percepção interior e humana D’ele. Para eles, Cristo não é uma pessoa única e distinta. Ele é apenas um grande iluminado, ao lado de outros grandes mestres espirituais como Buda, Confúcio, Maomé, Krishna e outros. Para eles o grande e aguardado mestre ainda está por vir: Lord Maitreya, o bom e grande mestre de todos os tempos. Os adeptos da Nova Era estão cegamente enganados, Jesus Cristo, o Filho de Deus, é mais excelente e superior do que qualquer outro ser criado: quer sejam os anjos, quer sejam os profetas e/ou líderes religiosos. Aos anjos e a todos os seres mortais lhes foram ordenados que O adorem (Hb 1.4-6, Fp 2.9). A Bíblia afirma que abaixo de Deus Pai, não há nada e ninguém que possa ser comparado a Ele (Apocalipse 1:8). O Apóstolo Paulo destaca a sua divindade, dizendo que Deus o Pai o fez assentar à sua direita nos lugares celestiais, acima de TODO principado, e potestade, e poder e domínio, e de TODO nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro. Colocou ainda TODAS AS COISAS debaixo dos seus pés, para ser cabeça de TODAS as coisas (Ef 1.20-22). Paulo diz ainda que Deus deu a Ele um nome que está ACIMA DE TODO nome, para que ao nome Dele se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra (Fp 2.9-10).


Ensinamentos e Filosofias New Age

Além destas inúmeras e absurdas heresias, ao movimento Nova Era agrega-se outras filosofias (algumas aparentemente muito simpáticas), mas que em sua ideologia visam preparar o mundo para o governo universal de Maitreya, como por exemplo:

Toda a Humanidade, bem como verdade toda a vida do universo  é espiritual e está ligado entre si. Tudo participa da mesma energia. Deus é o nome para esta "energia".

Os seres espirituais (anjos, guias espirituais, elementais, espíritos e extraterrestres) existem e podem nos guiar se nos dispusermos a ser por eles guiados.

A mente humana tem níveis de profundidade e vastos poderes que podem mesmo substituir a realidade. "tu crias a tua própria realidade com a tua mente". No entanto isto é determinado por algumas leis espirituais (karma).

O individuo nasce na terra com um propósito. Tem a missão de aprender. A mais importante lição para aprender nesta vida é o amor.

A morte não é o fim. Há vida em diferentes formas e dimensões. Uma vida depois da morte não existe nunca para nos punir, mas para nos ensinar pelos mecanismos da reencanação e eventualmente pelas experiências de Quase Morte.

A Ciência e a Espiritualidade são em última análise harmonizáveis. As novas descobertas em Ciência, Teoria da Evolução, Mecânica Quântica; quando entendidas de maneira acertada apontam para princípios espirituais.

Há uma coisa partilhada por todas as religiões, que a Intuição ou "ser guiado divinamente" é melhor para ser usado na nossa vida pessoal do que o racionalismo, o cepticismo  ou o método científico. A ciência ocidental erroneamente negligencia coisas como a parapsicologia, a meditação, e a saúde holística.

Há um núcleo místico de sabedoria em todas as religiões Orientais e Ocidentais. O dogma  e a identidade religiosa não são importantes mas sim o conteúdo espiritual.

Há princípios místicos masculino/feminino nas coisas, que assim como no ying/yang (bem e mal) só se completam na sua união.

As formas femininas da espiritualidade, incluindo imagens femininas do divino, são vistas como tendo sido subordinadas, escondidas pelas religiões tradicionais patriarcais. São divindades anteriores às religiões patriarcais. O renascentismo do feminino é particularmente apropriado ao nosso tempo.

A mente tem poderes e capacidades escondidos que têm significado espiritual. Os sonhos e as experiências psíquicas são modos de as almas se expressarem.

Meditação, yoga, t'ai chi, e outras práticas orientais são válidas e devem ser desenvolvidas.
A comida que se come afeta a mente assim como o corpo. É preferível comer comida vegetariana. A carne tem por base a morte de animais, é por isso um alimento que tem dentro uma carga de violência.

Todas as nossas relações vão ser repetidas até serem curadas, se necessário através de várias encarnações.

Certas localidades certos locais têm propriedades especiais de energia, esta pode ser energia feminina ou masculina. Esses locais são chamados de vortex (ou portais) e esses locais são considerados sagrados e têm propriedades curativas pelas populações ancestrais indígenas desses locais.


A Nova Era e seus Símbolos

A Nova Era se utiliza de uma infinidade de símbolos que identificam seus adeptos ou expressam seus ensinamentos e filosofias. Muitos desses símbolos são compartilhados por outros grupos culturais, que muitas intencionalmente ou não, ajudam na divulgação do movimento New Age.  Esses são alguns dos mais utilizados (confira as figuras no final do texto).

666: O número 666 é conhecido pelos cristãos como o número do anticristo, que surgirá na terra para governar o mundo, conforme encontramos em Apocalipse 13:8. Para a Nova Era este número tem qualidades sagradas e por isso, deveria ser usado com maior frequência possível para representar a Nova era.

Anarquia: Promove a destruição de toda e qualquer organização que não queira se integrar ao novo sistema da Nova Ordem Mundial. Usado inicialmente pelos grupos punks, atualmente os grupos heavy metal também já aderiram.

Arco-Íris: O meio arco-íris é um dos símbolos mais usados pela a Nova Era, sendo considerado o seu símbolo principal. Representa a ponte entre a alma humana individual e a “Grande Mente Universal” ou “Alma Universal”, que é Lúcifer.  Também é considerado como “Ponte Mental” entre o homem e as energias cósmicas e a cidade de Shambala, governada por Lúcifer. Na Bíblia Sagrada, o arco-íris é o símbolo da Aliança entre Deus e o Seu povo.

Cruz com Laço: Representa o desprezo pela virgindade, troca de parceiros conforme a escolha pessoal. O movimento Novo Era ensina que a sexualidade é a parte que purifica o ser humano, eleva o espírito e embeleza o corpo. É a volta ao paganismo antigo, cujos “deuses” promoviam as danças com barulho excessivo, as orgias, a prostituição ritual, etc.

Cruz de Nero: É uma cruz de cabeça para baixo , também chamada de “pé-de-galinha”. Simboliza a “verdadeira” paz sem Cristo. O pé-de-galinha é uma cruz com os braços partidos e caídos. O círculo representa o inferno. Na década de 60 foi usada pelos hippies; também foi símbolo de ecologia no mundo, pois representa uma árvore de cabeça para baixo. É, também, usado pelos satanistas. Afirmam que a haste quebrada para baixo representava a derrota do Cristianismo. Foi na idade média que este símbolo passou a ter vínculo com Satanás. O ateu britânico, Bertrand Russell, usou-o como símbolo da paz no final da década de 50 e os movimento hippies também o usaram na década de 60. Hoje é usado pelos grupos de rock, heavy metal e Black metal.

Cruz Invertida: Usado por grupos de Rock e adeptos da Nova Era, é uma ridicularizarão da cruz de Cristo. É usado também em rituais satânicos.

Neptuno: Simboliza a transformação das crenças. A cruz para baixo significa que todas as crenças serão destruídas para que o planeta Terra seja governado por Maitreya o “Novo Messias”.

Olho de Lúcifer: Simboliza o olho de Satanás vendo tudo e chorando por aqueles que estão fora do seu alcance (judeus e cristãos principalmente).



Pirâmide: É tida como elemento que capta a energia cósmica e beneficia as pessoas dando sorte nos negócios.

Besouro: Símbolo que mostra que a pessoa que o usa tem poder e influência dentro do satanismo.

Cabeça de Bode: É um símbolo de zombaria e escárnio em oposição ao cordeiro de Deus que é Jesus Cristo.

Casal Transpessoal: Símbolo do fim do casamento representado pela letra Ômega, última letra do alfabeto grego. Os adeptos da Nova Era dizem que o ser humano não se deve ligar oficialmente a nenhuma família, mas deve ficar sempre livre para procurar outros parceiros.

Cruz Satânica ou Cruz da Confusão. É mais basicamente um símbolo da cruz de cristo com um sinal de interrogação, questionando o reconhecimento e a validade de Deus e do cristianismo, e ainda as três pontas da cruz representam os três principais demônios de lúcifer, Lilith, Belial e Leviatã. A interrogação ainda representa o poder completo de Lúcifer.

Cruz Suástica: Para o movimento Nova Era simboliza o movimento cósmico. A sua conotação é bastante associada à pessoa de Adolf Hitler e seu movimento nazista que dizimou milhões de seres humanos na Segunda Guerra Mundial.  A cruz suástica é inspiração de Chamberlain, um vidente satânico e conselheiro de Hitler. Foi ele que inspirou a Hitler as ideias de um reino de terror e poder.  A palavra vem do sâncristco svasti “boa fortuna”.  Usado desde a antiguidade pelos hindus e budistas para representar felicidade e salvação.  É um símbolo do oculto que foi usado na Teosofia desde a época da sua fundadora Helena Petrovana Bravastky, e pelos satanistas e que Foi adotado por Adolf Hitler, em 1920, como símbolo do nazismo. 

Estrela de Cinco Pontas: As duas pontas para cima, significam Lúcifer e seu reino; duas pontas para baixo, significam o homem como deus, no lugar de Deus.  É símbolo de adoração a Satanás já estabelecido em várias partes do mundo. Alguns conjuntos musicais de “Rock” adotam este símbolo para garantir sucesso.

Plutão: Simboliza a união planetária, construção da Aldeia Global, é o novo nascimento do planeta Terra com a união sem fronteiras, acima de credos, cor e raça. Simboliza também a “paz universal “dentro da nova era.

Raio: É o reconhecimento do poderio de Satanás, senhor, Satã, e a disposição de estar a seu serviço. É também utilizado em marcas de roupas.

Sociedade Teosófica: No alto, a cruz suástica, que simboliza o movimento cósmico; no centro a estrela de David, que representa os processos de involução e evolução; dentro da estrela a cruz com laço, símbolo de perversão sexual, contra a pureza sexual criada por Deus. E, em volta a serpente que representa Satanás.

Círculo com Ponto: Este sinal é a bandeira de Lúcifer. O círculo representa o planeta Terra como reino de Satanás. O ponto são os homens e sua divinização, instrumentos ao serviço deste reino; o símbolo da energia, que segundo eles, emana para todo o ser.

Corno: Usado em colares, pulseiras, brincos e todo o gênero de bijuteria ou joalharia, simboliza o afastamento de fluídos negativos, tais como o mau olhado, olho gordo, inveja, etc.

Cornos: Usado por artistas ligados à música e pelos seus fãs. Simboliza o louvor em rituais satânicos.

Fita Entrelaçada: Significa que a vida é entrelaçada, continuando em outras encarnações. Também representa o pacto de sangue entre os adeptos da Nova Era, envolvendo pessoas ou organizações.

Lua e Estrela: Muito comum em roupas, adereços e acessórios decorativos e infantis e também em centros espíritas. Simboliza poder para transportar através do cosmos.

Mancha: É uma gota de sangue para escarnecer do sangue redentor de Jesus Cristo.


SS: Usado por grupos nazistas e grupos de Rock também em roupas, crachás, tatuagens, etc. Simboliza o louvor e invocação de Satanás.

Unicórnio: É o símbolo da liberdade e promiscuidade sexual. O Unicórnio medieval é um símbolo de poder, o que o chifre essencialmente expressa, mas também de luxo e de pureza.

Urano: Simboliza o amor à natureza que se expressa através dos movimentos ecológicos. Urano é a harmonia com o cosmos, adoração à deusa Gaia (personificação da Terra), a que chamam o “Lado feminino de Deus”.


Para conhecer com maior profundidade esse movimento que visa preparar o mundo para o reinado do Anticristo, participe deste domingo (09/03/2014) da Escola Bíblica Dominical.

TEXTO ÁUREO
Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora”
II Tessalonicenses 2:7

VERDADE APLICADA
A presença da Igreja do Senhor Jesus nesta terra é a grande barreira que impede a efetivação do governo do anticristo.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
(II Tessalonissences 2:7-12)

Pois o mistério da iniquidade já opera; somente há um que agora o detém até que seja posto fora; e então será revelado esse iníquo, a quem o Senhor Jesus matará como o sopro de sua boca e destruirá com a manifestação da sua vinda; a esse iníquo cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás com todo o poder e sinais e prodígios de mentira, e com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para serem salvos.
E por isso Deus lhes envia a operação do erro, para que creiam na mentira; para que sejam julgados todos os que não creram na verdade, antes tiveram prazer na injustiça.


Um comentário: