segunda-feira, 28 de abril de 2014

Os Dons Espirituais são irrevogáveis?

Por: Pb. Miquéias Daniel Gomes


Segundo o moderno dicionário da língua portuguesa “Michaelis”, DOM (do latim DONU), pode significar:

1 - Dádiva, presente.  
2 - Merecimento, mérito. 
3 - Dote natural; talento, prenda, aptidão, faculdade, capacidade, habilidade especial. 
4 - Bem que se goza, considerado como uma concessão da Providência. 
5 - Bem espiritual proporcionado por Deus; graça, mercê.

Note que há muitas definições para esta palavra em nossa língua, sendo que algumas delas conotam sentido de merecimento ou méritos. Na versão inglesa da Bíblia “King James”, o termo usado para traduzir do grego a palavra CHARISMATA (dom) é “spiritual gifts”, que literalmente significa presentes espirituais” (I Coríntios 12:1).

Dons Espirituais em nada tem a haver com capacitação natural, aptidão física ou intelectual. Não pode ser conseguido mediante esforço meramente humano ou formação acadêmica. É algo concedido, dado, que só pode ser recebido por um indivíduo através da ação do Espírito Santo em sua vida. Isso não implica em dizer que os dons serão dados ao revés, de forma irracional. Dons são concedidos mediante a necessidade da Igreja e são agraciados com os mesmos, pessoas que cultivem o desejo de recebê-los, busque-os em oração e se posicionem debaixo da vontade do Senhor, dando lugar ao agir do Santo Espírito, pois  Paulo aconselha que a igreja procure com zelo os Dons Espirituais (I Coríntios 14:1). É buscando em perseverança e oração continua, disponibilizando sua vida ao Senhor, que o cristão os receberá.

Uma vez que recebemos um dom (presente) ele passa a ser nosso, e cabe ao presenteado desenvolve-lo em amor e zelo, buscando constantemente aperfeiçoá-lo. Presentes não são dados e depois tomados, logo podemos concluir que os Dons são sim irrevogáveis, o que não impede que o portador faça mal uso dele ou o torne inativo em sua vida. Romanos 11:29 diz que os dons e a vocação de Deus são sem arrependimento, ou seja, uma vez que o dom é entregue a alguém não há devolução ou troca, e ele estará sob total responsabilidade de seu portador.

Imagine agora que em seu aniversario eu lhe presenteie com um “Bonsai” (pequena árvore doméstica de origem japonesa). Uma vez dada a você, aquela frágil árvore estará completamente em suas mãos, sujeita a sua vontade. Se for plantada, adubada, regada e podada com regularidade, ela irá se desenvolver-se tornando um lindo ornamento que trará benefícios a todo o ambiente. Mas se você não cuidar dela corretamente, ela ira murchar secar e morrer. Porém, mesmo morta dentro de seu vaso, aquela planta continuará a ser sua.

Assim acontece com os Dons dados pelo Espírito. A partir do momento em que somos presenteados com eles, passamos a ser responsáveis pela produtividade ou pela inércia dos mesmos.

Agora imagine que se ao invés de te presentear com o Bonsai, eu o tivesse “presenteado” com a minha “confiança” de que você cuidaria muito bem dele durante uma longa viagem que tive de fazer. Quando retornasse e fosse requerer de volta minha preciosa arvorezinha, como ela estaria?  Viva e radiante ou murcha e desfalecida?

Devemos ter consciência que tudo o que temos é de Deus. Dele vem e para ele volta. Logo, sobre aquilo que nos é dado, um resultado produtivo será cobrado, e a grande questão que irá ecoar na eternidade é: O que teremos feito de nossos dons e talentos e quais resultados apresentaremos ao Senhor? (Mateus 25:29)


15 comentários:

  1. Infelizmente Romanos 11:29, não está falando sobre dons espirituais, e sim as promessas de Deus para Israel, por gentileza observe o contexto e corrige sua postagem que não tem nada haver...o Capítulo 11 faz parte do contexto do capitica 9 e 10, Paulo fala sobre Israel e não a Igreja.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está com toda a razão

      Excluir
    2. "A ver" e não "haver".

      Excluir
    3. Fala de ambos, amado irmão.

      Excluir
    4. Muito triste a interpretação que se dá a esse versículo.

      Há literalmente uma briga teológica entre duas correntes.

      1 . Paulo fala exclusivamente à casa de Israel, não à Igreja. Logo, o sem arrependimento diz que as promessas feitas a Abraão, Isaque e Jacó são irrevogáveis (e sem arrependimento).

      Eu complemento - e que foram cumpridas em Jesus.

      2 . A corrente que fala que esse versículo fala diretamente a respeito dos dons espirituais. Uma vez concedido o dom àquele servo Batizado no Espírito, ele é irrevogável, sendo retirado somente em duas possibilidades: morte física ou blasfêmea contra o Espírito Santo. Podem ficar recolhidos, inutilizáveis (por vontade do receptor - do crente), mas são irrevogáveis.


      Essa briga não faz sentido, pois, é óbvio que a hermenêutica verdadeira abraça a ambas interpretações, que são complementares, não opostas ou contraditórias.

      É uma promessa feita a Israel, que se confirmou em Cristo, foi aberta a todos os povos, e está selada através do Consolador, para todo aquele que se interessar pela boa nova.

      Excluir
    5. Em qual contexto Satanás estava quando Ele usou uma passagem do Salmo 91, escrita por Davi em adoração a Deus que diz " É aos seus anjos data ordem ao seu respeito" observe que Jesus não repreendeu Satanás em dizer que estava fora de contexto apenas respondeu dizendo também está escrito " não tentaras o Senhor seu Deus*. Não podemos acrescentar e nem tirar do que está escrito. A saber que hoje somos o Israel de Deus, então todas as promessas pra Israel se cumpri hoje ba vid de todos que receberam a Jesus Cristo. Está Escrito.

      Excluir
    6. O contexto não fala só de Judeu, mas também dos gentios. Fala da mente, caráter de Deus quanto a um assunto. Somos gentios enxertados na àrvore, então fala conosco a respeito do pensamento e caráter de Deus. Deus de vivos e não de mortos! Deus que tem uma Vontade, mente e coração para seu povo em Cristo.

      Se interpretamos (erróneamente) sempre que fala somente para Israel como nação. Então fica falha a fala que Jesus veio para todos e (Jesus veio só para judeus... )

      Excluir
  2. Comcordo com Jonas, romanos 11:29 nao tem nada a ver com dons espirituais de corintios que paulo se refere.
    Com todo respeito PR,procure outra refetencia.
    Texto sem contexto é pretexto.

    ResponderExcluir
  3. Verdade absoluta para se ter uma boa exegese é necessário observar todo o texto

    ResponderExcluir
  4. E eu até pensava mesmo que era tons espirituais mas estava absolutamente equivocado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até hoje não vi Deus tomar nenhum Dom de Niguem.

      Excluir
  5. Amém varão de Deus,que ele continue te usando para ensinar,corrigir e o que mais ele quiser, ele fará,segundo a liberdade que você der ao Espírito Santo de te usar. Toda honra e toda glória sejam dadas a ele,bem explicado creio . A paz do Senhor.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns ao escritor

    ResponderExcluir