segunda-feira, 23 de junho de 2014

Em que cremos?

A Assembleia de Deus é uma das maiores organizações de cunho religioso do planeta, possuindo hoje em torno de 66 milhões de adeptos ao redor de todo mundo, segundo a Wikipédia.

Fundada pelos missionários suecos Daniel Berguer e Gunnar Vingren em 1911, na cidade de Belém do Pará, a Assembleia de Deus no Brasil é a maior denominação evangélica existente em nosso país com cerca de 23 milhões de membros em território nacional, possuindo diversas convenções e ministérios independentes.

Obviamente, existem diferenças litúrgicas e usais, dependendo da localização geográfica e dos estatutos de cada convenção. Mas a regra de fé original da Assembleia de Deus continua a mesma, e permanecerá sempre inalterada, pois é totalmente baseada na imutável e perfeita palavra de Deus, a Bíblia Sagrada. Os costumes e as tradições passam... O legalismo é descartável... As pessoas mudam... Textos são reinterpretados... Mas a essência da Palavra de Deus permanece para sempre!

Em suma, podemos dizer que embora a Assembleia de Deus seja uma igreja tão ampla e diversificada, sua regra de fé é única e impassível de transformação, o que nos remete a uma mesma raiz teológica e a um único credo, que o tempo e as mudanças sociais não podem alterar.

Mas afinal de contas, em que cremos?

1:  Em um só Deus, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo.

 (Deuteronômio 6:4; Mateus 28:19; Marcos 12:29)

2: Na inspiração verbal da Bíblia Sagrada, única regra infalível de fé normativa para a vida e o caráter cristão.

(II Timóteo 3:14-17)

3: Na concepção virginal de Jesus, em sua morte vicária e expiatória, em sua ressurreição corporal dentre os mortos e sua ascensão vitoriosa aos céus.

(Isaías 7:14; Romanos 8:34; Atos 1:9)

4 : Na pecaminosidade do homem que o destituiu da glória de Deus, e que somente o arrependimento e a fé na obra expiatória e redentora de Jesus Cristo é que pode restaurá-lo a Deus.

(Romanos 3:23; Atos 3:19)

5: Na necessidade absoluta do novo nascimento pela fé em Cristo e pelo poder atuante do Espírito Santo e da Palavra de Deus, para tornar o homem digno do Reino dos Céus.

(João 3.3-8)

6: No perdão dos pecados, na salvação presente e perfeita e na eterna justificação da alma recebidos gratuitamente de Deus pela fé no sacrifício efetuado por Jesus Cristo em nosso favor.

(Atos 10:43; Romanos 10:13; 3.24-26; Hebreus 7.25; 5.9)

7: No batismo bíblico efetuado por imersão do corpo inteiro uma só vez em águas, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, conforme determinou o Senhor Jesus Cristo.

(Mateus 28:19; Romanos 6:1-6 e Colossenses 2:12)

8: Na necessidade e na possibilidade que temos de viver vida santa mediante a obra expiatória e redentora de Jesus no Calvário, através do poder regenerador, inspirador e santificador do Espírito Santo, que nos capacita a viver como fiéis testemunhas do poder de Cristo.

(Hebreus 9:14; I Pedro 1:15)

9: No batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas, conforme a sua vontade.

(Atos 1:5; 2:4; 10:44-46; 19:1-7)

10: Na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a sua soberana vontade.

(I Coríntios 12:1-12)

11: Na Segunda Vinda pré-milenial de Cristo, em duas fases distintas. Primeira - invisível ao mundo, para arrebatar a sua Igreja fiel da terra, antes da Grande Tribulação; segunda - visível e corporal, com sua Igreja glorificada, para reinar sobre o mundo durante mil anos.

(II Tessalonicenses 4:16-17; I Coríntios 15:51-54; Apocalipse 20:4; Zacarias 14:5, Judas 14)

12: Que todos os cristãos comparecerão ante o Tribunal de Cristo, para receber recompensa dos seus feitos em favor da causa de Cristo na terra.

(II Coríntios 5:10)

13: No juízo vindouro que recompensará os fiéis e condenará os infiéis.

(Apocalipse 20:11-15)

14: E na vida eterna de gozo e felicidade para os fiéis e de tristeza e tormento para os infiéis.

(Mateus 25:46)

Nenhum comentário:

Postar um comentário