sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Por esta causa estivemos de joelhos



Janeiro chega ao seu final, e é no apagar das luzes do primeiro mês de 2014 que finalizamos também nossa campanha de oração "Por esta causa me ponho de Joelhos"Durante todo o mês nos reunimos diariamente em nossa igreja para juntos buscarmos a face do Senhor, nos prostrando diante de sua majestade para expor nossas necessidades e anseios. Cremos que Deus estenderá suas mãos e derramará bençãos sem medidas sobre a vida de todos que se doaram em oração e se puseram de joelhos pela causa santa.


Que a oração seja uma constante em nossa vida e que passemos muitas e muitas horas "ajoelhados aos pés do Senhor" durante todo o ano, e não apenas em Janeiro.


“Nunca oro suplicando cargas mais leves, mas ombros mais fortes”. 
Phillips Brooks

“Dai-me cem homens que nada temam senão o pecado, e que nada desejam senão a Deus, e eu abalarei o mundo”.
John Wesley

“Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve amor. Onde houver ofensa que eu leve perdão. Onde houver discórdia, que eu leve união. Onde houver dúvida, que eu leve fé. Onde houver erro, que eu leve verdade. Onde houver desespero, que eu leve esperança. Onde houver tristeza, que eu leve alegria. Onde houver trevas, que eu leve a luz”.
Francisco de Assis

“Oração é quando você fala com Deus; meditação é quando você escuta Deus.” 
Diana Robinson

“Eu segurei muitas coisas em minhas mãos, e eu perdi tudo; mas tudo que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo.” 
Martin Luther King

“Senhor, minha preocupação não é se Deus está ao nosso lado; minha maior preocupação é estar ao lado de Deus, porque Deus é sempre certo.” 
Abraham Lincoln

"A oração é o ato onipotente que coloca as forças do céu à disposição dos homens."
Henri Lacordaire

"Não há homem que, orando de todo coração, não aprenda alguma coisa."
Ralph Waldo Emerson


"Orar não é pedir. Orar é a respiração da alma.
Mahatma Gandhi

"A grandeza da oração reside principalmente no fato de não ter resposta, do que resulta que essa troca não inclui qualquer espécie de comércio."
Antoine De Saint-Exupéry


quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Definida a liderança eclesiástica para gestão 2014


Nesta quarta-feira (29/01/2014), o Pr. Wilson Gomes se reuniu com os líderes e obreiros da Assembléia de Deus Madureira em Estiva Gerbi para uma reunião administrativa onde se definiu a liderança eclesiástica para a gestão de 2014. Com a exceção de poucos departamentos que ainda  aguardam alguma definição, os demais líderes foram indicados e instruídos a trabalharem dentro  da filosofia estabelecida para 2014, que é "O ANO DA UNIDADE".

Diretoria
Pastor Regional: Pr. Wilson Gomes
Pastor Local: Pb. José Severo
2º Pastor Local: Pb. Miquéias Daniel
Assessoria Pastoral: Alberto Chinchete

Secretaria:
Pb. Carlos Alexandre
Pb. Miquéias Daniel
Lucas Passarelli
Janser de Sousa
Auxiliar: Márcia Gomes
Auxiliar: Valquíria Gomes

Tesouraria:
Tesoureiro: Dionísio Barbosa
Administrador: Ronaldo Ferreira
Secretario: Jaime Abreu Junior

Patrimônio:
Jaime Abreu
Fernando Machado

Departamento de Educação Cristã
Pb. Miquéias Daniel
Pb. Paulo Oliveira

Quarta Forte:
Ev. Lucas Gomes
Pb. Marcio José

Ornamentação:
Dca. Juscileine Alves

Departamento de Missões:
Cp. José Osvaldo
Dca. Carmem Silvia
Alberto Chinchete

Departamento de Varões:
Pb. João Garcia
Pb. José Severo
Dc. Carlos Silva
Pb. Miquéias Daniel

Departamento de Mulheres:
Dca. Marta Ferreira
Dca. Samara Alves
Cpa. Valquiria Gomes

Departamento de Jovens:
Ev. Carlos Alberto
Caíque Rodrigues
Cpa. Valquiria Gomes
Cátia Moreira

Coordenação do Ministério de Louvor
Maysa Avile 
Jairo Santana
                                   
Assistência Social:
Dca. Carmem Silvia
Cp. José Osvaldo

Cultos nos Lares:
Antonio Lima
Pr. Valdomiro Abreu

Culto nos Sítios
Rafael Silva
Fernando Machado

Zeladoria:
Sonia Passarelli

Áudio-Visual
José Osvaldo
Roger Toledo
Janser de Sousa



Chegou a hora de arregaçar as mangas e trabalhar com afinco... Nossos planos para este ano são grandes, mas os de Deus são maiores ainda!

Desejamos a todos as mais ricas bençãos dos Céus e sucesso nesta santa empreitada!

Luto - Lázara Campos Brega

Faleceu no dia 28 de janeiro, nossa irmã Lázara Campos Brega. Nascida no dia 28/08/1931, essa  guerreira do Senhor era uma pioneira desta cidade, bem como um patrimônio da igreja. 

A toda família enlutada, prestamos nossas condolências e ofertamos nossas orações para que haja consolo.


Em meio a tristeza do luto, brilha a esperança da Glória!

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Louvor em Família

Lançamos o desafio para que no culto deste domingo (26/01/2014), as famílias fizessem uma apresentação musical, em louvor ao nosso Deus.
O resultado foi lindo, com belos duetos de marido e esposa, mãe e filho e verdadeiros corais familiares: 

Família Marques
Família Silva / Ferreira
Família Avile / Abreu
Família Gomes / Chinchete
Família Lima
Família Paiva
Família Machado
Família Silva / Rodrigues / Sevarolli

domingo, 26 de janeiro de 2014

Informe Gospel comemora o 4º Aniversário

A edição nº 1 e a edição nº 49
comemorativa aos 4 anos do periódico 

Neste domingo (26/01/2014) celebramos o 4º Aniversário do Informe Gospel (informativo oficial da igreja). Tudo começou em janeiro de 2010, quando a Secretária Eclesiástica, a fim de disponibilizar a agenda da igreja a todos os membros, elaborou um informativo mensal que foi chamado inicialmente de "Enfoque Gospel". A primeira edição, foi diagramada pelos irmãos Lucas Passarelli e Jhonatan Wilson, sendo impressa no papel sulfite e em preto e branco por questão de economia, ganhando cores apenas em agosto de 2011. Foi também nesta edição nº19, que por uma questão editorial o nome do informativo foi alterado para "Informe Gospel".  Em abril de 2012, na edição nº 27 ele passa a ser impresso em papel especial e a diagramação é terceirizada para melhorar a qualidade da publicação. Em março de 2013 na edição nº 38, nasce a parceria com a Gráfica Oliveira que passa a cuidar da arte e da impressão do periódico.



Para celebrar a data, toda a atual equipe do informativo, Pr. Wilson Gomes - direção geral, Cp. Dionizio Barbosa - direção executiva; Miquéias Daniel - edição; Carlos Alexandre - coordenação e Erika Ezo - diagramação (representando a Gráfica Oliveira)  receberam uma oração especial da igreja. 

Pr. Wilson Gomes (direção geral) recebendo presente alusivo ao quarto aniversário do Informe Gospel das mãos de Erika Ezo (diagramadora da Gráfica Oliveira), ladeados pelos irmãos Lucas Passarelli, Miquéias Daniel e Carlos Alexandre

sábado, 25 de janeiro de 2014

Cristo - O centro de tudo


Desde o inicio do culto deste sábado (25/01/2014) percebemos que a mensagem dominante da noite seria a cristocêntrica, ou seja, Cristo no centro de tudo. Quando o ministério de louvor foi chamado para o devocional, os hinos cantados foram os de numero 525 e 526 da Harpa Cristã, e juntos então declamamos que "Vencendo vem Jesus" e "Grandioso és tú".

A leitura bíblia realizada em Mateus 6:19-34 trouxe uma mensagem definitiva sobre a questão da escolha: "Não podereis servir a dois senhores". Ou escolhemos servir a Jesus, ou nos entregamos a outras prioridades da vida.

Cada louvor cantado, nos aproximou ainda mais desta verdade... Sem Jesus não somos nada e não chegaremos a lugar algum.

Ao final do culto, o Pr. Wilson Gomes trouxe um aconselhamento aos casais, onde mais uma vez ficou evidenciado que se Cristo não estiver no centro de nosso lar, toda a família estará em perigo.


EBD - Congregação Cristã no Brasil

Interpretar um único texto Bíblico fora de seu contexto literário, não considerando os aspectos históricos, culturais e sociais de seu escritor e do destinatário original e com certeza a causa raiz de diversos ensinamentos contraditórios presentes em diversas  igrejas cristãs.

A Escola Bíblia Dominical deste domingo (26/01/2014) visa entender a origem de muitos desvios bíblicos presentes na doutrina da Congregação Cristã do Brasil e consequentemente, refuta-los mediante o estudo sistemático da Bíblia Sagrada, que alias, é um livro autoexplicativo, onde um texto específico é elucidado por outro texto nela também presente.

Esses são alguns temas a serem abordados em sala de aula:
            
Negativa quanto ao ministério pastoral e ao sustento ministerial.

A CCB não aceita “pastores” em sua hierarquia, dizendo que apenas Jesus pode ser considerado como pastor. Embora no Novo Testamento nenhum líder tenha sido assim denominado, fica evidenciado a importância deste ministério em João 21:15-17,  Efésios 4:7-14 e  Pedro 5:2-4. Quanto ao sustendo ministerial, podemos encontrar argumentos para sua prática em I Coríntios 9:4-14, II Coríntios 11:8, I Timóteo 5:18.

O uso obrigatório do véu na liturgia eclesiástica.

A CCB utiliza apenas o texto de I Coríntios 11:4-15 para embasar tal ensinamento. Porem, uma simples leitura deste texto dentro de seu contexto já basta para refutar esse ensino, uma vez que o apóstolo esta dando um parecer “pessoal” para a resolução de uma crise interna daquela igreja e não “aplicando” uma doutrina universal. Considerando os aspectos sociais e culturais da época, onde o uso do véu era um símbolo de “decência” junto a sociedade, fica muito claro que a instrução de Paulo era destinada a uma igreja regional  e não a IGREJA de Cristo.

A prática do ósculo santo

A CCB se utiliza do texto de Romanos 16:16 para validar esse ensinamento. Mas uma vez não interpretam o texto considerando os aspectos culturais do destinatário da carta. Em varias sociedades orientais o beijo era ( e é) uma saudação formal. Paulo foi carinhosamente beijado pelos irmãos em Éfeso (Atos 20:37) e cordialmente recomenda esse beijo carinhoso em santidade aos romanos. Se esta prática estivesse destinada a virar uma doutrina, “todas” as saudações paulinas seriam completadas com um osculo (beijo no rosto), o que não acontece nas demais cartas deste apóstolo.

Rejeitam a prática do dizimo

Segundo a CCB, o dizimo é uma prática inerente a Lei Mosaica e não se aplica a igreja de hoje. Uma análise bíblica nos mostra porem que o ato de ofertar parte de suas rendas e posses para Deus tem origem em tempos remotos, muito antes dos dias de Moisés (Genesis 14:20 e 28:22). Na Lei, o dizimo se tornou obrigatório para Israel como nação (Levíticos 27:30-33). Em Malaquias 3:10-11 fica muito bem esclarecido  o motivo e a motivação desta prática: manutenção da Casa do Senhor e proteção espiritual sobre nossas finanças. E embora no Novo Testamento não encontremos nenhuma nova instrução quanto ao dizimo (Mateus 23:23, Lucas 18:12 e Hebreus 7-1-10), temos inúmeras referencias sobre a necessidade da contribuição voluntária  para a obra de Deus e os benefícios inerentes a ela (Atos 11:27-30, I Coríntios 16:1-2, II Coríntios 9:7).

Ensinam que a única posição para se orar é ajoelhado

Orar ajoelhado é uma das mais eficazes formas de se realizar uma prece, pois remete a “rendição” e “submissão”. Mas ao contrário do ensinamento da CCB, a oração pode ser realizada em qualquer posição, desde que seja em espírito e verdade. Na Bíblia encontramos pessoas orando em diversas posições e lugares distintos. Ezequias estava em casa e orou deitado. No ventre do peixe, provavelmente Jonas orou em posição fetal. Paulo e Silas oraram acorrentados na prisão. Bartimeu clamou assentado a beira do caminho. Jesus orou em pé junto ao tumulo de Lazaro e posteriormente  orou  já crucificado. Detalhe: Todas essas orações foram ouvidas e atendidas. A posição realmente relevante para se orar não é a física, mas sim a espiritual.

Creem na transubstanciação

Esta doutrina da CCB é idêntica a ensinada pelo catolicismo em sua homilia. Nela se ensina que no momento da celebração da Santa Ceia, pão e vinho se tornam (literalmente) o corpo e o sangue de Cristo. Entretanto se compararmos os textos de Mateus 26:26-29, Marcos 14:22-25, Lucas 22:14-21 e I Coríntios 11:23-26, entendemos perfeitamente que a Santa Ceia é um “memorial” onde seus elementos (pão e vinho) não sofrem qualquer alteração física, sendo apenas “símbolos” do corpo e do sangue de Cristo.

Ensinam que o batismo em águas purifica o pecador

Em Mateus 3:16 Jesus foi batizado em águas, mas não tinha pecado. Isso para servir de testemunho, pois o batismo em águas é um sinal publico de fé e arrependimento, mas não salva ninguém.  Em Efésios 2:8-9, Tito 2:11 e 3:5 fica evidente que a salvação é um favor, uma dádiva de Deus  aos homens e que a regeneração é obra do Espírito Santo. Atribuir um elemento salvífico ao batismo em águas seria como retirar de Deus a autonomia para conceder salvação.

Desestimulam o estudo das Escrituras

Em nome da inspiração divina, a CCB desestimula seus fiéis ao estudo das Escrituras dizendo que toda a mensagem deve ser apenas “inspirada”. Se baseiam em Mateus 10:19-20, mas não se atem ao contexto onde fica evidente  que o Espírito Santo instruiria os discípulos a como se comportar em situações de perigo e tribulações, tais como julgamento em tribunais. No dia a dia, o Espírito atua nos “fazendo lembrar” (João 14:26), e de uma forma bem pragmática podemos concluir que para isto precisamos antes aprender (I Timóteo 4:13).

Para maiores esclarecimento, frequente nossa  Escola Bíblica 
Domingos – 9:00hrs

TEXTO ÁUREO
“E Ele deu uns como apóstolos, e outros como profetas, e outros como evangelistas, e outros como evangelistas, e outros como pastores e mestres” 
(Efésios 4.11).

VERDADE APLICADA
A incumbência de edificar a igreja de Jesus Cristo não foi dada aos anjos, mas aos homens, que a exercem através dos dons.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
I Coríntios 9:11

Se nós semeamos para vós as coisas espirituais, será muito que de vós colhamos as matérias?
Se outros participam deste direito sobre vós,porque  não nós com mais justiça? Mas nós nunca usamos deste direito; antes suportamos tudo, para não pormos impedimentos algum ao evangelho de Cristo.
Não sabeis vós que os que administram o que é sagrado comem do que é do templo? E que os que servem ao altar, participam do altar?
Assim ordenou também o Senhor aos que anunciam o evangelho, que vivam do evangelho.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

EETAD - Início do Ano Letivo



Os alunos da EETAD (núcleo 990 –subnúcleo de Estiva Gerbi) retomou suas atividades dando início ao ano letivo de 2014.  A matéria de abertura é “Profetas Maiores” que abrange o estudo aprofundado de 4 livros do Velho Testamento: Isaías, Jeremias, Lamentações e Ezequiel (o livro de Daniel é estudado a parte ).


Na aula de estréia nesta segunda feira (20/01/2013), foi vislumbrado um panorama histórico e social que contextualizam as mensagens desses profetas, bem como uma analise aprofundada sobre os primeiros capítulos de Isaías, conhecido como o “Príncipe dos Profetas”.

As aulas da EETAD em nosso subnúcleo acontecem as segundas feiras e são abertas o público. Para os que desejam tornarem-se alunos, (uma vez que o curso é ministrado em ciclos rotativos), as matrículas continuam abertas.


domingo, 19 de janeiro de 2014

Levando a carga um dos outros




Neste domingo (19/01/2014) celebramos a Santa Ceia do Senhor. Em seu sermão, o Pr. Wilson Gomes, utilizando como contexto, o Ano da Unidade, trouxe à igreja uma reflexão profunda sobre as palavras de Paulo registradas em Gálatas 6:2 - "Levai as cargas uns dos outros, e assim cumprireis a lei de Cristo". Fomos instruídos a sermos abençoadores da vida alheia, transmitindo Deus as pessoas através de nossas ações e palavras; ensinando pelo bom exemplo e usando nossas experiencias como consolação aos aflitos".

Em seguida foi realizada a cerimônia da Santa Ceia, onde como uma grande família assentada em comunhão a mesa da casa do pai, compartilhamos do pão e do vinho, símbolos do corpo e do sangue de Cristo, entregues por nós na cruz do Calvário. 



Ainda na temática de dedicarmos nossa vida em beneficio do próximo,  ao final da reunião foi apresentado para a igreja o projeto do trabalho evangelístico que o Evangelista Lucas Gomes começa a desenvolver a partir da próxima semana na Favela de Manguinhos no Rio de Janeiro e o Pr. Wilson Gomes realizou uma oração especial junto ao presbitério,  dando  posse para algumas lideranças que passam a coordenar departamentos importantes da igreja.

Presbitério da igreja dando posse a novas lideranças: Ev. Carlos Alberto, Caíque Rodrigues, Valquíria Gomes e Cátia Moreira (Grupo de Jovens); Alberto Rossi Chinchete (Missões) e Janser de Souza (secretaria)

Projeto Evangelístico na Favela de Manguinhos (Rio de Janeiro)

EBD - As Testemunhas de Jeová


O movimento russelita iniciado por Charles Teze Russel em 1872, cresceu e se tornou uma organização muito bem estruturada com cerca de setenta e cinco mil templos (chamado de Salões do Reino) e  quase seis milhões de adeptos no mundo, conhecidos hoje como "Testemunhas de Jeová". Seus ensinamentos são amplamente divulgados em mais de 230 países devido a sua vasta literatura e graças a um intenso proselitismo, constatado pelas recorrentes incursões matinais que realizam. Tal empenho é realmente impressionante, mas o ensinamento a qual se destinam é execrável. 

Para se ter uma idéia do tamanho dos absurdos teológicos disseminados por esta seita, basta dizer que em 1961, já sobre a liderança de Nathan Homer Knorr, o movimento teve que adaptar toda a  Bíblia a fim de embasar suas ideologias e respaldar as vexatórias "profecias" de seus líderes. Para isso, textos foram modificados e outros simplesmente eliminados, numa versão que se quer recorreu aos escritos originais (hebraico e grego) como base referencial.

Além de conhecer a história e as formas de atuação dos Testemunhas de Jeová, a lição deste domingo (19/01/2014), objetiva o conhecimento das principais heresias desta seita e instruir aos alunos em como refuta-las.

Entre os principais ensinamentos russelitas refutados estão a negação da deidade de Jesus e da existência do inferno, a interpretação puramente interesseira sobre os 144.000 selados, o crença em um paraíso estabelecido na Terra para os salvos e as adulterações nos textos bíblicos tradicionais.

Para conhecer mais sobre as Testemunhas de Jeová e outras seitas do nosso tempo, participe da Escola Bíblica Dominical na Assembleia de Deus Madureira mais próxima da sua casa.

TEXTO AÚREO
"No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus." 
João 1:1

VERDADE APLICADA
Jesus é coparticipante da essência Divina e, em virtude dessa natureza, é Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
João 1:1-5

No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus.
Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens; e o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade; e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai.


sábado, 18 de janeiro de 2014

2º Culto da Saudade


Todos temos alguma canção especial da qual nos lembramos sempre com muito carinho e quando a ouvimos somos automaticamente remetidos à momentos  importantes de nossa vida, como por exemplo a conversão, a infância, irmãos queridos, dias de alegria ou horas de aflição.

Neste sábado (18/01/2014) experimentamos essa deliciosa sensação de nostálgia ao recordarmos de canções marcantes da música evangélica brasileira dos últimos 40 anos, interpretadas pelos levitas de nossa congregação no 2º Culto da Saudade. Foi uma apresentação linda, cheia de surpresas agradáveis, onde ouvimos canções clássicas gravadas originalmente por Mateus Iensen,  Luiz de Carvalho, Alceu Pires, Oséias de Paula, Denise, Shirley Carvalhaes, Cícero Nogueira, Marquinhos Gomes, Alda Célia, Grupo Logos, Comunidade Vila da Penha,  Katsbarneia e Oficina G3.

Agradecemos a todos que se empenharam na organização de mais um evento histórico da nossa igreja e aos interpretes maravilhosos cuja vozes nos emocionaram e nos fizeram lembrar "daquilo que nos traz esperança" (Lamentações 3:21).


quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Encontro Marcado



O capítulo 25 de Mateus é sem dúvidas um dos textos mais viscerais de todo o cânon sagrado. Jesus sabia que seu tempo na terra estava se findando e ainda havia muito para ser ensinado, então ele reuniu os seus discípulos e começou a ensina-los sobre as verdades mais relevantes do Reino de Deus e o ensinamento começa com uma orientação muito simples e vital : Estejam preparados para a chegada do Reino!

Em sua forma mais singela e incrivelmente eficaz de transmitir uma mensagem, Jesus se utiliza de um recurso que lhe era muito peculiar e conta-lhes uma história a fim de que o entendimento de uma verdade tão profunda acontecesse naturalmente, de forma sútil, mas que se enraizasse nas entranhas das gerações. Uma história sobre um casamento muito atípico... Com 10 noivas sonolentas e um noivo bem atrasado...  

(versos 1-5)
Jesus disse: – Naquele dia o Reino do Céu será como dez moças que pegaram as suas lamparinas e saíram para se encontrar com o noivo.  Cinco eram sem juízo, e cinco eram ajuizadas. As moças sem juízo pegaram as suas lamparinas, mas não levaram óleo de reserva. As ajuizadas levaram vasilhas com óleo para as suas lamparinas.
Como o noivo estava demorando, as dez moças começaram a cochilar e pegaram no sono.
           
Numa primeira análise, não dá pra diferenciar as noivas... As versões mais originais as chamam de “virgens”... Todas... Sem exceções... Além disto, o contexto nos mostra que todas tinham uma lamparina na mão, todas possuíam azeite e todas as lamparinas estavam acessas. Todas no horário marcado saíram de suas casas, adornadas e preparadas para se encontrarem com o noivo e adentrarem em sua festa. Todas chegaram praticamente juntas e ali, juntas permaneceram por longas horas... E todas foram pegas de surpresa com um fato nada convencional. O atraso do noivo...

Atrasos em cerimônia de casamento são comuns, toleráveis e até certo ponto “elegantes”... Isso é claro, se o atraso for da noiva. Poucas vezes em minha vida vi um noivo que tenha chegado depois de sua amada ao local do casamento (eu sou um deles... Afinal, minha esposa, sufocada pelos minutos que ainda faltavam para se casar comigo, se adiantou em sua chegada)... Em outra ocasião nada convencional, vi o ministro chegar à igreja 40 minutos após a noiva...

Mas é claro que nada se compara ao atraso do noivo desta história contada por Jesus... O camarada chegou com praticamente um dia de atraso, já que no momento em que os primeiros alaridos de sua chegada são ouvidos, o relógio já marca quase meia noite e todas as moças, todas as dez,  sem nenhuma exceção, em algum momento da espera foram vencidas pelo sono e quando se anuncia a chegada do noivo, todas dormiam profundamente.

À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!” Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas.

Todas as moças acordaram de sobressalto... Limparam os olhos remelentos, baforaram para checar o hálito e tomaram suas lamparinas à mão; e se atentarmos ao textos veremos que as lamparinas estavam apagadas, afinal todo o azeite contido nos recipientes fora devorado durante as horas de cochilo... Cinco delas, calmamente abriram suas bolsas e retiraram de lá um pequeno vidro , abriram e ... ualá... Azeite reserva... A escuridão não era mais problema pra elas. As outras cinco, porém, ao revirarem suas provisões encontraram todo tipo de futilidades (ou não): escova de cabelo, rímel, perfumes, batom, espelho, remédios para dor de cabeça, agenda, cds e dinheiro... Mas no meio de toda essa tralha não encontraram nem uma única gota de azeite.

Com um sorriso amarelo no rosto, olharam para as colegas mais precavidas e pediram emprestado um pouco do precioso fluído, mas como resposta tiveram uma negativa respaldada numa cautela digna de elogio – “Não nos levam a mal meninas, mas se emprestarmos azeite pra vocês, ele acabara faltando para todas nós e corremos o risco de as dez ficarmos no escuro”; entretanto o conselho dado em seguida me parece nada cordial e até um pouco maldoso –  “Ei, temos uma grande ideia! Porque vocês não correm até uma venda e compram mais azeite?”

(versos 6-9)
À meia-noite se ouviu este grito: “O noivo está chegando! Venham se encontrar com ele!”.
Então as dez moças acordaram e acenderam as suas lamparinas. Aí as moças sem juízo disseram às outras: “Dêem um pouco de óleo para nós, pois as nossas lamparinas estão se apagando.”
“De jeito nenhum”, responderam as moças ajuizadas. “O óleo que nós temos não dá para nós e para vocês. Se vocês querem óleo, vão comprar!”


Comprar azeite? A meia-noite? Que ideia mais estupida! Onde elas encontrariam uma venda aberta aquela hora? E se por acaso encontrassem tal lugar, seria o ambiente propício para cinco donzelas adentrarem? Havia alguma prudência nisso?

Porém, sem medir consequências, as moças saíram desembestadas rumo à cidade vazia e escura, batendo alucinadamente de porta em porta, mendigando um pouco de azeite, se afastando cada vez mais do local marcado para o encontro com o noivo.

O grande problema é que quando elas se ausentaram, o noivo chegou!

(verso 10)
Então as moças sem juízo saíram para comprar óleo, e, enquanto estavam fora, o noivo chegou. As cinco moças que estavam com as lamparinas prontas entraram com ele para a festa do casamento, e a porta foi trancada.

O noivo era zeloso e imponderável. Imediatamente ele reduziu o número de suas pretendentes pela metade. As conduziu em seu cortejo, entrou com elas no lugar preparado para a cerimônia e mandou trancar as portas. Ninguém mais iria entrar e isto incluía as outras noivas que não estavam no local marcado para o encontro. Mais tarde estas moças retornaram, não sabemos se conseguiram ou não o azeite, mas isto já não importava mais. Elas foram deixadas pra trás.

Correram angustiadas ao lugar da festa e desesperadamente batiam a porta pedindo ao noivo que as deixassem entrar... Mas o noivo olhando pela porta deu ordem aos seguranças para que elas fossem retiradas dali, afinal ele nem se quer as conhecia.

Quando se fica para trás, as desculpas e justificativas já não tem valor algum... E até o seu rosto é apagado da memoria.

(versos 11-12)
Mais tarde as outras chegaram e começaram a gritar: “Senhor, senhor, nos deixe entrar!”
O noivo respondeu: “Eu afirmo a vocês que isto é verdade: eu não sei quem são vocês!”

Mas qual será que foi o fato mais determinante para que o noivo as rejeitasse de forma tão veemente?

Será que elas eram mais feias que as demais?
Não... Elas haviam sido escolhidas pelos mesmos critérios que as outras cinco...

Será que foi porque dormiram?
Não... Afinal todas elas foram vencidas pela espera...

Já sei... Foi porque suas lâmpadas tinham se apagado.
Não... Ele não as rejeitaria só porque as suas lamparinas estavam apagadas... Afinal o noivo estava vindo em um cortejo e luz para iluminar o caminho até a festa não faltaria...

Então onde esta o grande erro dessas meninas?

Simples. 

Elas não estavam no local marcado para o encontro.

Faltou azeite? Sim... Isto é um problema? Sempre é... Mas sair pra conseguir repor esta falta correndo exatamente em direção oposta a do noivo?

Ah, este é o fato que determinou o destino insólito das moças.

(verso 13)
E Jesus terminou, dizendo: – Portanto, fiquem vigiando porque vocês não sabem qual será o dia e a hora.

Nesta parábola, a noiva é a Igreja e o noivo é o próprio Cristo, emissário eterno do Reino. As dez virgens representam a grande variedade (o que não é um fato positivo) de micro igrejas dentro da única Igreja. Todas as noivas porem conhecem as regras: Estejam no local marcado, na hora marcada, com as lâmpadas acessas e azeite na botija...

O local do encontro é debaixo das asas do Senhor... Prostrado diante do trono em uma vida de entrega, renúncia e santificação.

A hora marcada? Ninguém por aqui sabe. Pode ser a meia noite, pode ser ao meio dia, pode ser amanhã, pode ser antes de eu concluir este texto... Por isso esteja pronto para o encontro “AGORA”...

Quero que você se pergunte sobre  o que  faria se tivesse apenas 24 horas até a volta de Jesus? Pois é, agora lembre-se que você não tem 24 horas!

Mas é se eu pegar no sono durante a espera? A Bíblia diz que o noivo vira com alarido e voz de Arcanjo, mediante o som da ultima trombeta (I Tessalonicenses. 4:16). Com um despertador destes, não há sonequinha que resista.

Mas é se minha lâmpada apagar? Ora, isso é simples... Reacenda-a! Afinal o Reino perfeito abrirá suas portas para uma multidão imperfeita, que reconheceu suas falhas, erros e pecados; se arrependeu deles e mediante a Graça de Cristo fizeram tudo novo, trazendo nova luz ao seu castiçal (Apocalipse 2:5).

E se o azeite faltar? Simples... Compre!... Diretamente do Noivo... Ele é dono de uma venda celestial onde o freguês encontra tudo o que precisa para estar preparado para o encontro (Apocalipse 3:18).

E o mais importante. Não se afaste do ponto de encontro. Pois se o noivo chegar e não te encontrar lá, não haverá justificavas (por mais nobres que elas sejam) capazes de abrir as portas das bodas pra você!

Pb. Miquéias Daniel Gomes