domingo, 31 de agosto de 2014

O epicentro da mudança


Boas notícias estão raras hoje em dia, e infelizmente este é um fato que não podemos negar. Tragédias, crimes, insegurança, inflação, desemprego, seca... É muita coisa ruim convergindo sobre nossa cabeça, e por vezes, nossos pés realmente chegam a tropeçar.

Mas tropeçar não é cair... E portanto continuamos em pé. Afinal, se o mundo é um grande jornal de notícias calamitosas, nós estamos apegados ao evangelho, que em sua essência é a maior e melhor notícia de todos os tempos, uma dissertação pratica sobre fé, esperança e amor.
No culto da família deste domingo, 31 de agosto de 2014, finalizamos o mês refletindo sobre nossa posição de cristão neste cenário trágico que se forma em nossa volta. Para isso, puxamos pela memória o texto de II Crônicas 7, onde Deus faz uma revelação poderosa para o Rei Salomão, em decorrência da inauguração da Casa do Senhor. Deus promete a ele que seus olhos incandescentes estariam atentos a oração realizada naquele santuário, enquanto seu nome fosse engrandecido ali. E o Senhor ainda é taxativo ao afirmar que em um cenário de calamidade, onde a peste e o gafanhoto estivessem devorando a terra, haveria uma ação a ser tomada que mudaria drasticamente a situação.

Deus então diz a Salomão que aquela Casa Santa, seria o epicentro desta mudança, pois se ali, o povo se reunisse, clamasse ao Senhor de todo coração, se humilhasse, orasse, e abandonasse os maus caminhos, então “Ele”, o Senhor, desceria do céu, perdoaria os pecados, e sararia sua terra. Baseado nesta palavra, é corretíssimo afirmar que se a IGREJA do Senhor, correr para o santuário, se unir em oração e quebrantamento, Deus intervêm ao seu favor, e faz, por exemplo, a chuva descer dos céus em abundância.

Então, estas más notícias que nos assustam hoje, se tornam apenas testemunhais do poder de Deus, e aprendizado que serve para renovar nossas forças em crises vindouras, e como águia, podemos diante das tempestades, alçar voos cada vez mais altos. Cabe a nos mantermos nossa fidelidade e fé intactas, e com isso fazer nosso louvor ecoar muito mais alto que as vozes que proclamam desgraça e desesperança.

E falando em boas notícias, hoje tivemos algumas delas. Irmãos testemunharam de grandes benções recebidas, louvores reafirmaram nossa aliança com o Senhor independentemente das circunstâncias, os pastores do Jardim Ludi (Adriano e Luiza) foram homenageados pela bela festividade que realizaram e algumas pessoas foram premiadas por terem contribuído com as campanhas dos departamentos da igreja. O Pr. Wilson Gomes levou para casa a Bomboniere sorteada pelo Grupo de Jovens Nova Dimensão (que arrecada fundos para sua festividade), e a irmã Leni Oliveira faturou a Cesta de Café da Manhã oferecida pelo Departamento de Educação Cristã (que busca subsídios para a Escola Bíblica Dominical).


sábado, 30 de agosto de 2014

Jardim Ludi - Que venham os próximos anos


Da redação

Desde que assumiu a congregação do Jardim Ludi, o Pr. Adriano Silva e sua esposa, Pra Luiza Silva, tem investido pesado em eventos que promovam o nome da igreja, mas que principalmente evangelizem a comunidade. E a comemoração do 6º aniversário da congregação, não fugiu a este intento.

Com muita ousadia, a organização montou um palco do lado de fora da congregação, investiu em som e iluminação, e durante três noites promoveu um verdadeiro espetáculo evangelístico para todo aquele bairro, com boa música e ministrações poderosas. E na noite deste sábado (30/08/2014), foi realizada a grande cerimônia de encerramento desta verdadeira cruzada, contando com a participação de toda a nossa sede regional.

Muitos irmãos de nossa cidade subiram ao palanque para entoar belas canções e promover verdadeiros milagres através do louvor e da adoração, e na noite de hoje, muitas vozes rasgaram os céus para trazer Deus ao seu povo, como por exemplo, João Rock, Jaime Abreu e Pr. Valdomiro, Juscileine Alves, Roger Toledo, além da cantora Hosana (Aguaí) e o Ministério de Louvor Diante da Graça.

Alguns pioneiros desta obra também foram chamados ao palco para testemunhar sobre a bela história da congregação, entre eles, o Cp. Miguel Donizete (um dos primeiros frutos espirituais colhidos por nossa igreja em Estiva Gerbi) e a Dca. Severina (que cedeu por muitos anos a própria casa para sediar esta obra). Quem também abrilhantou esta festa foi o Pr. Mesaque, que juntamente com sua família, deixaram a cidade de Aguaí para prestigiar o evento.

A mensagem da noite foi ministrada pelo nosso pastor regional, Pr. Wilson Gomes, que relembrou a primeira pregação que ouviu, quando em sua juventude, entrou numa igreja buscando uma solução para sua vida: Lucas 10. Ele aproveitou este “gancho” para contar parte de seu testemunho e testificar como Deus muda a história de um homem, quando este, sem reservas, deixa Jesus entrar em sua vida.

Ao final do culto, foi realizada uma oração de agradecimento pelo sucesso deste empreendimento, e ainda houve distribuição de algodão doce para todos os presentes.

Parabéns ao Jardim Ludi por mais um ano de vitórias. Parabéns a toda a organização do evento que trabalhou com afinco para apresentar o melhor ao nosso Deus. Parabéns aos pastores Adriano e Luiza pela coragem e entusiasmo com que tem conduzido esta igreja. Parabéns a cada irmão e irmã que faz desta congregação uma parte da própria vida.

Que venham os próximos anos, para a glória do Senhor!


Palestras para Casais

Separamos para vocês algumas palestras voltadas especialmente para casais, visando o fortalecimento desta instituição sagrada que é o casamento, e resgate dos valores familiares. Nos vídeos abaixo, você poderá encontrar respostas para os maiores problemas existentes no seu lar, e desenvolver meios para melhorar seu casamento, através dos ensinamentos de dois dos maiores palestrantes sobre este tema no Brasil. O Pr. Josué Gonçalves é terapeuta familiar, pastor sênior do Ministério Família Debaixo da Graça, mora em Bragança Paulista - SP  com a esposa e os três filhos, é membro da CGADB  (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e AEVB  (Associação Evangélica Brasileira),  bacharel em teologia pelo IBAD, com especialização em aconselhamento pastoral e terapia de casais, exercendo um ministério específico com famílias desde 1990. Já o Pr. Claudio Duarte é um fenômeno da internet, tendo muitos trechos de suas palestras já viralizados na grande rede, e como ele mesmo se define em sua página oficial no Facebook, é  um cristão, pastor, humorista, palestrante, casado com uma mulher linda e com dois filhos maravilhosos.

Assistam juntinhos e desfrutem do prazer da vida à dois...






sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Atuando em duas frentes


Por: Valquíria Aparecida Gomes

Deus tem abençoado grandemente nossa igreja, é para atender a demanda, por muitas vezes temos que nos desdobrar. E foi exatamente isso o que aconteceu na noite desta sexta-feira (29/08/2014), quando atuamos em duas frentes, para honrar nossos compromissos e festejar juntamente com nossos irmãos e amigos.

Assim, o Ministério de Louvor Diante da Graça ficou incumbido de representar a Assembleia de Deus Madureira de Estiva Gerbi, em uma linda celebração realizada na Igreja do Evangelho Quadrangular, onde teve a honra de participar do devocional desta belíssima festividade. Enquanto isso, no Jardim Ludi, outro grupo de irmãos marcavam presença no segundo dia das comemorações do sexto aniversário da igreja, numa emocionante celebração que contou com muitos louvores, incluindo a participação musical de Jaime Abreu, Jusicileine Alves e da dupla Vera e Jocelia. A ministração da noite foi realizada pelo Pb. Miquéias Daniel Gomes, que usando o texto do Salmo 22 e as citações dos evangelistas neo testamentário, trouxe uma comovente mensagem sobre “As Palavras da Cruz.”

Se hoje cada um precisou se posicionar em um fronte, amanhã estaremos todos juntos no encerramento da festividade do Jd. Ludi, onde o próprio Ministério de Louvor Diante da Graça, a nossa sede regional e as congregações se uniram para fechar com chave de ouro este conclave abençoado. Todos estão convidados.


A Mulher Decidida


Mateus 9:19-22 faz o importante registro sobre uma mulher, que por longos doze anos estava sofrendo de uma grave enfermidade: Hemorragia Contínua.

Não sabemos o nome dela e nem mesmo sua idade, mas nem por isso ela perde sua importância, pois o próprio Jesus deu testemunho desta mulher. Cansada de procurar ajuda e exaurida pela busca fracassada por uma cura deste mal, ela já havia gastado todos os seus recursos com a medicina da época, sem obter nenhum êxito. Tomada por uma esperança que nasceu das histórias miraculosas que ouvia sobre um tal “Nazareno”, ela se arma com o que resta de suas forças e resolve procurar o Senhor Jesus, e quão maravilhosa foi esta sábia decisão.

Ela não esperava que Jesus a tocasse, ou que colocasse as mãos sobre sua cabeça e realizasse uma oração, mas cria plenamente, que se apenas tocasse nas vestes do Senhor, ela ficaria curada. Para realizar o seu intento, aquela mulher teria que enfrentar muitos obstáculos, onde até mesmo poderia perder sua vida.

Haviam pelo menos três fatores que poderiam condená-la a morte:

1º) Ela era mulher
2º) Ela estava numa condição impura
3º) Ela não poderia tocar em um mestre

Certa que receberia sua cura, ela fez o que estava em seu coração, e mesmo sangrando, atravessou a multidão, se arrastou até o Senhor, e tocou nas orlas do manto de Jesus, e imediatamente sentiu algo maravilhoso: a sua hemorragia havia sido estancada.

De repente, Jesus para, e com ele, toda a multidão que o acompanhava, inclusive a própria mulher. Então Ele diz: - Alguém me tocou!

Os discípulos lhe responderam: - Senhor, há muita gente próxima de ti, é claro que muitas pessoas o tocaram.

- Não – Respondeu o Mestre – Este toque foi diferente, especial, tão especial que de mim saiu virtude.

Então, aquela mulher não podendo se ocultar, grita no meio da multidão, e prostrada aos seus pés, tremendo e temendo confessou:

- Foi eu quem te tocou, Senhor!

Jesus então a chama de “FILHA”, um termo íntimo e terno, e garante que seu corpo estava curado (pela fé, e não pela veste), e a manda embora livre de toda ansiedade e de alma curada, dizendo: - Vá em Paz.

Aquela mulher não só recebeu a cura, mas também a salvação.

Lembre-se sempre, Jesus espera de nós grandes atitudes, coragem, fé e determinação. Não importa a barreira que temos que enfrentar, basta tão somente que atravessemos a multidão e somente tocar em Jesus, e pela fé, o milagre acontecerá.

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Cerimônia de Abertura da Festividade do Jardim Ludi


Por: Valquiria Aparecida Gomes

Começou nesta Quinta Feira, as festividades que celebram o sexto aniversário da congregação do Jardim Ludi, atualmente pastoreada pelo Pr. Adriano Silva e Pra. Luiza Silva.

A cerimônia de abertura do evento teve seu momento de civilidade, quando foram trazidas para o palco as bandeiras do Brasil, do estado de São Paulo, da cidade de Estiva Gerbi, do Paraguai (nosso foco missionário) e também de Israel (país que amamos e pelo qual intercedemos), todas porteadas por membros da igreja. Os presentes também puderam ouvir um resumo com a história dos seis anos da congregação, e o nosso pastor regional, Pr. Wilson Gomes, fez a leitura bíblica que oficializou a abertura do conclave.

Como participação musical deste primeiro dia, louvaram ao Senhor o Pr. Valdomiro Abreu, a dupla Vera e Jocélia, o Círculo de Oração local e o Ministério de Louvor do Jardim Ludi. A mensagem da noite foi ministrada pelo Ev. Lucas Gomes, que baseado na história da mulher do fluxo de sangue, trouxe uma palavra de fé e determinação, orando logo em seguida por todos os presentes.

A festa continua até o dia 30 de agosto, e o palco está montada na Rua Maria de Lurdes Santos Abreu, na altura do número 580, no Jardim Ludi – Estiva Gerbi.



Informe Gospel 56 - Edição de Primavera

Setembro está chegando, e traz em seus dias o clima nostálgico e bucólico da primavera. Aproveitando a temática primaveril, a edição Nº 56 do Informe Gospel, chega com uma bela história de amor no conto “A Noiva”.

 O Pr. Wilson Gomes nos traz um conselho pastoral conciso e contundente no texto “Fabulas e Modismos”, e a irmã Cleuza Maria Vieira de Jesus conta seu testemunho em uma história de nossa gente “Direto do Forno”.

O nosso informativo traz ainda as datas comemorativas, a agenda de setembro em nossa igreja, os aniversariantes do mês, o humor gospel e todas as informações sobre o EBOM 2014, a Viagem da Independência, a Quarta Fortíssima e a palestra “As quatro leis do Casamento”.

A Edição de Setembro do Informe Gospel poderá ser retirada gratuitamente, a partir de 31 de Agosto, em nosso templo, na Rua Sílvio Aurélio de Abreu, 525, Jardim Florestal – Estiva Gerbi

EBD: Orientações bíblicas para delegação de poderes


Texto Áureo
Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez.
Êxodo 18:25

Verdade Aplicada
Uma das maiores lições que um líder precisa aprender é que ninguém pode fazer tudo sozinho.

Textos de Referência
Êxodo 18:14-19

 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?
Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a Deus; quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de Deus e as suas leis.
O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.
Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e Deus seja contigo; representa o povo perante Deus, leva as suas causas a Deus.


O poder da descentralização do poder

Não importa quão excelente seja um líder, a unidade é tudo em um ministério aprovado. Uma das maiores lições que um líder precisa aprender é que ninguém pode fazer tudo sozinho. Do mesmo modo que uma equipe necessita de bons jogadores para ganhar, uma organização também necessita de bons líderes para alcançar êxito. Em uma visita a seu genro, Jetro observou Moisés julgar o povo, e percebeu que ele exercia a plena função de juiz para estes mais de dois milhões de pessoas, sem dividir a responsabilidade com os outros. Jetro questionou a sabedoria de Moisés em servir só e manter as pessoas esperando o dia todo para terem seus casos resolvidos. Moisés apresentou suas razões para fazer o trabalho assim: primeiro disse que ele buscava a vontade de Deus para resolver as questões, e também aproveitava a ocasião para ensinar ao povo os estatutos de Deus e as suas leis. Considerando que ele era o único com quem Deus falava, ele achava necessário agir diretamente com as pessoas em relação a todos os problemas. Mas Jetro não ficou satisfeito com estas explicações, pois entendia que o método utilizado por Moisés não era bom. 

Mesmo um homem de sua força não podia esquecer que era um simples humano e com este tipo de procedimento mais atrapalhava do que ajudava, e então aconselhou:  - Não pode fazer tudo este trabalho sozinho, pois ele é pesado tanto para você, quanto para o povo - Moisés deveria saber acerca disso, mas ele, como tantos outros, precisava de um amigo para lhe mostrar a realidade. Este método não só era trabalhoso em si, mas também causava dificuldades para as pessoas que eram forçadas a esperar na fila por muitas horas.

Jetro não negou a posição de Moisés como porta-voz de Deus; ele ainda estaria pelo povo diante de Deus, quer dizer, representaria o povo perante Deus. Também continuaria sendo tarefa de Moisés ensinar os estatutos e as leis e dirigir o povo no caminho em que deveriam andar e no que deveriam fazer. Contudo, para cumprir sabiamente os propósitos de Deus, Moisés deveria escolher homens capazes, tementes a Deus, “homens de verdade”, que aborrecessem  a avareza, e colocá-los sobre o povo por maiorais de mil, de cem, de cinquenta e de dez. Talvez estes números se refiram a famílias e não a pessoas. Os homens serviriam na função de juízes de tribunal inferior e tribunal superior, cada líder de grupo menor responsável a quem estava acima dele. Quem não estivesse satisfeito com uma sentença de instância inferior poderia apelar para um tribunal superior. Isto significaria que inumeráveis sentenças não chegariam a Moisés.

Moisés percebeu a praticabilidade e sensatez do plano sugerido por Jetro e fez tudo quanto tinha dito. Supomos que Moisés buscou e obteve a permissão de Deus para praticar este método. Escolheu os homens necessários e os pôs por cabeças sobre o povo. Estes homens eram maiorais e julgavam o povo em todo tempo. Os assuntos mais difíceis traziam a Moisés, mas cuidavam das questões menores. Em Deuteronômio 1:9-23, Moisés narrou detalhadamente a nomeação destes juízes, ali chamados “capitães” e “governadores”. Foram nomeados na ocasião em que Israel estava a ponto de deixar o monte Sinai após o recebimento da lei. Esta informação pode significar que, embora Jetro desse o conselho antes do monte Sinai e do recebimento da lei, a organização só foi implementada em sua totalidade quando Israel estava pronto para prosseguir viagem.


O ato de delegar

Já imaginou um jogador que bate o escanteio e ao mesmo tempo corre para cabecear a bola? Impossível não é? Ele jamais daria conta de fazer as duas coisas ao mesmo tempo. Assim estava Moisés, solitário, prestando assistência ao povo, desde a manhã até o pôr do sol (Êxodo 18:14). Uma fila enorme de pessoas para atender e responder às suas necessidades, sem ter sequer um auxiliar. Jetro, seu sogro, observou que não era bom o que Moisés fazia, e teve a preocupação, e a ousadia de lhe dizer que era incorreto. Jetro, sem dúvida, demonstrou um tino especial para liderança, apontando-lhe a solução, o ato de delegar tarefas e atribuições. Delegar é o ato de transmitir poderes, de conferir a alguém representatividade, de incumbir alguém a julgar, resolver ou trabalhar em alguma coisa. Nas Escrituras, encontramos inúmeros exemplos do ato de delegar - Deus delegou Moisés para libertar o povo do governo egípcio; Moisés instituiu líderes que julgassem o povo; Josué foi delegado para ser sucessor de Moisés; Jesus delegou seus discípulos para evangelizarem a Israel, Paulo delegou muitos obreiros para trabalharem em várias regiões, por exemplo, enviou Timóteo a Éfeso, enviou Tito a Creta e Epafras a Colossos. Quando um líder entende que é limitado e que precisa expandir a visão além de si mesmo, ele delega poderes a outros e assim a sua capacidade se multiplica - E as palavras que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie-as a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar outros (II Timóteo 2:2).

Obviamente, não basta a um líder apenas entender que possui limitações, e que precisa ser representado para aumentar seu raio de ação. Um líder precisa ser claro quanto ao que o seu representante vai fazer. Jetro interveio na liderança de Moisés, dando-lhe claras explicações de como deveria interagir - E tu dentre todo o povo procura homens capazes, tementes a Deus, homens de verdade, que odeiem a avareza; e põe-nos sobre eles por maiorais de mil, maiorais de cem, maiorais de cinquenta, e maiorais de dez; Para que julguem este povo em todo o tempo; e seja que todo o negócio grave tragam a ti, mas todo o negócio pequeno eles o julguem; assim a ti mesmo te aliviarás da carga, e eles a levarão contigo (Êxodo 18:21-22) - Jetro aconselhou e Moisés seguiu o que havia dito. Com isso, ele ganhou agilidade e pode servir melhor, e em contra partida os liderados se ocuparam, e todos passaram a trabalhar num objetivo comum. 

Diferente desse modelo, hoje, em muitas igrejas, encontramos dois grupos de pessoas nomeadas: os que não sabem o que fazer, e os que querem fazer o que não lhes foi determinado. Todo líder precisa compreender a responsabilidade que está sobre seus ombros ao dar poder a alguém para agir. O poder pode mudar a mentalidade de uma pessoa, como no fato narrado em Atos 8:19-21, quando um homem chamado Simão, tentou adquirir o poder do Espírito Santo através de bens materiais - e disse: “Deem-me também este poder, para que a pessoa sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo”. Pedro respondeu: “Pereça com você o seu dinheiro! Você pensa que pode comprar o dom de Deus com dinheiro? Você não tem parte nem direito algum neste ministério, porque o seu coração não é reto diante de Deus... -  Um líder precisa observar se além de capacidade, o tal também possui uma chamada da parte de Deus. A posição pode mudar o status, mas pode não resolver o problema para o qual foi designado. Um certificado de médico não resolve o problema de um doente. O conselho de Jetro era para que Moisés buscasse pessoas capazes, e os nomeasse conforme a capacidade de cada um: “põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinquenta e chefes de dez; para que julguem este povo em todo tempo”. Se a capacidade dos encarregados for negligenciada bem como outras qualidades o prejuízo será de todos.

No texto de Deuteronômio 1:13-26, encontramos alguns critérios usado por Moisés para designar sua liderança adjunta, as quais podemos chamar de “As Qualificações para Líderes”. Dentre elas destacam-se:

1) Humildade no aconselhamento
2) Reconhecimento da fraqueza humana
3) Preocupação pelo melhor de Deus
4) Integridade de caráter
5) Boa vontade em obedecer

Além destas características fundamentais para um líder cristão, é preciso também avaliar a capacidade pessoal e as condições de trabalho adequado a cada indivíduo. O Senhor Jesus foi criterioso ao enviar seus discípulos representantes, respeitando os atributos individuais.  Além de instruí-los Ele os enviou aos pares, pois a solidão é desagradável e traz consigo as suas tentações. E mesmo dentro desses pares, Jesus também utilizou critérios ligados ao temperamento, afinidade e aptidão de cada um. Observe atentamente como ficou estabelecidos os pares: Simão Pedro e André, esses dois eram irmãos; Tiago e João, ambos filhos de Zebedeu; Filipe e Bartolomeu; Tomé e Mateus, o publicano; Tiago, filho de Alfeu, e Tadeu; Simão, o Zelote, e Judas Iscariotes, que traiu Jesus. Note, por exemplo, que Simão, o Zelote e Judas, o Iscariotes, eram pessoas que tinham ambições e diálogo mais político.


Liderança Centralizadora

Moisés já estava consolidado como líder, seu problema não era insegurança, era inexperiência. Jetro aparece com conselhos sábios visando o crescimento da missão de Moisés. Se Moisés continuasse daquele jeito o rumo de sua liderança seria complicado, cansativo e deprimente. Muitos não encarregam outros, porque são inseguros. Afinal, delegar é transmitir e investir alguém de poderes que antes se encontrava em apenas em sua mão. O medo de repartir autoridade pode ser tão grande que muitos preferem afundar a organização em vez de liderar com outros. Há poucos dias, os jornais trouxeram a realista notícia: “Por falta de profissionais qualificados, aposentados estão sendo recontratados”. Essa manchete nos ensina como algumas pessoas podem ser egoístas e insensatas, enquanto outras são desmotivadas. Uns não ensinam para não serem superados e substituídos, outros não aprendem porque não se interessam por aprender. Dois exemplos nos deixariam satisfeitos quanto à questão: Eliseu sucedeu Elias com honras e méritos; mas Geazi, além de não suceder Eliseu, ainda foi capaz de adquirir a lepra de Naamã (II Reis 5:25-27). 

Como já sabemos, numa administração, se alguém deixar de delegar ou delegar negligentemente isso acarretará prejuízo a todos. Em muitos casos, a sucessão só acontece quando alguns líderes já não suportam mais, estão em desespero, ou à beira da morte. O conselho de Jetro apresenta um Moisés responsável, mas ainda imaturo nas questões de liderança. Ele estava só, e isso é muito ruim para um líder. Ao distribuir as tarefas, Moisés tanto pode respirar quanto dar aos homens a oportunidade de tornarem-se líderes. Se um líder morre sem passar o bastão à organização, sucumbe juntamente com sua infrutífera liderança.

Muitos líderes tendem a ser centralizadores. O próprio Moisés tinha um perfil muito ativo, mas de temperamento predominantemente melancólico, um tipo reflexivo. Isso é demonstrado pelo seu gosto de escrever tão apropriadamente e compor poemas (salmos) com tanto lirismo. Ele era um homem dado a certo perfeccionismo, algo próprio do seu temperamento. Supomos que talvez por isso tinha dificuldade em pensar em delegar autoridade. Todavia, ele, sob a orientação de Deus, com o tempo, foi se aperfeiçoando, alargando a visão, e instituindo mais delegados, conforme Números 11:16-17 – “E o SENHOR disse a Moisés: “Reúna setenta autoridades de Israel, que você sabe que são líderes e supervisores entre o povo. Leve-os à Tenda do Encontro, para que estejam ali com você. Eu descerei e falarei com você; e tirarei do Espírito que está sobre você e o porei sobre eles. Eles o ajudarão na árdua responsabilidade de conduzir o povo, de modo que você não tenha que assumir tudo sozinho.

Outros líderes são perfeccionistas, e, por isso, acham que alguns jamais farão certas coisas como eles mesmos fazem. Por causa disso se tornam centralizadores, achando que sem eles nada se pode fazer. Quem lidera e administra deve ser tolerante com os outros e consigo. Ficar com tudo na mão por excesso de zelo trará prejuízo ao líder e a organização como um todo.

Existe outro tipo de líder que não tem dificuldade em delegar poderes, mas teme e fica chateado quando as coisas fogem ao seu controle. Nenhum líder deve pensar que todas as coisas ligadas a sua liderança devem acontecer com seu consentimento (Lucas 9:50). Líderes inseguros, perfeccionistas ou muito controladores, precisam entender que tal comportamento, além de prejudicial, poderá se tomar opressivo. Nenhuma liderança com esse perfil determinará que as coisas saiam certas. Mesmo que façam tudo certo, ou controlem o possível, ainda assim haverá margens para o insucesso. Nenhum líder deve ter medo de se arriscar em confiar nas pessoas, porque tanto os erros quanto os acertos são normais numa liderança. E bom saber que grande parte do sucesso em equipe dependerá de como ela foi escolhida para trabalhar.


Delegando responsabilidades

A visão de Reino é diferente de uma visão particular. Quando se pensa no Reino, se é capaz de viver acima dos caprichos e da ignorância. Um líder centrado sabe que, para o crescimento e expansão do Reino, é preciso que surjam novos líderes e novas ideias. É claro que isso deve ser visto com cuidado e se promova outros líderes com critérios. Quando Jetro aconselhou a Moisés a procurar homens que tratassem das questões legais entre o povo, ficou claro que, para o desempenho daquela função, não caberia qualquer pessoa. Antes deveriam ser pessoas com perfil adequado para aquela função. Jetro demonstrou um excelente tino administrativo ao dizer: “procure homens...”, visto que é necessário um olhar investigativo, observador para identificar a pessoa adequada para a função auxiliar. Antes, porém, Moisés os deveria preparar, declarar, ensinar-lhes os estatutos. Dentre esses ensinados, Jetro falou de homens capazes, cujo alcance de liderança deveria se ajustar à capacidade de cada um. Deveria haver, dentre eles, chefes de mil, cem, cinquenta, e dez. Mas a aptidão ainda não era tudo! Era necessário que fossem homens de caráter probo: tementes, pessoas de verdade e que aborrecessem a avareza. Tais critérios são aplicáveis na maioria das organizações e principalmente nas igrejas. A escolha deve ter um foco e também preencher alguns requisitos. Se desejamos ver qualidade em nossas organizações, devemos passar o bastão para aqueles que além de qualificações especiais, possuam também a visão de dar continuidade.

A seleção destes homens previamente instruídos e capazes, deveria ser seguida por uma investidura pública: “põe por chefes... será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo”. A investidura não deveria ser privada e sim pública, todos deveriam ver quem foram os escolhidos. Afinal se tratava de homens que deveriam ser vistos como “chefes” delegados por Moisés. Esses seus legítimos representantes levariam a carga junto com ele. Ser apenas reconhecido como líder não é tudo, é necessário que leve também a carga de seu líder maior, que cumpra sua missão, que ame o que se faz. A prévia de nossos dias é que muitos são nomeados para o desempenho de determinadas funções quer seja na igreja ou noutra organização, mas nada fazem. São pessoas que apenas ostentam títulos para o cargo designado, contudo, são inoperantes, inúteis.

Assim que aqueles homens tiveram o reconhecimento público cumpriram a sua missão, e “julgaram o povo”. Há muitas verdades nessa pequena expressão supracitada. A expressão: “julgaram o povo” significa que eles atenderam as necessidades do povo. É claro que elas não deixaram de existir, mas eles prestavam seus serviços dia a dia. Também significa que aliviaram a carga de Moisés, deixando-o mais suavizado. E ainda, significa que muitos homens puderam realizar-se em seu encargo fazendo algo útil ao próximo. Veja quanta coisa boa acontece quando uma liderança ou administração delega poderes, divide responsabilidades - TODOS GANHAM!


Tenha cuidado em suas escolhas

O tempo de qualquer pessoa é precioso, mas principalmente quando se trata do líder de uma organização eclesiástica. Por isso, ele deve se concentrar em buscar, treinar e empossar pessoas adequadas para essa organização, para aliviarem a sua carga. Ele não estará livre das decepções, todavia, encontrará grande realização juntamente com a sua equipe. Quem exerce um papel de liderança (eclesiástica ou secular), precisa ser muito cauteloso em suas ações, pois sua palavra tem um peso superior aos demais, e suas atitudes repercutem com imensa intensidade. Por isso, mesmo o líder cristão precisa estar atento para não cometer o chamado ASSEDIO MORAL, que segundo estudos modernos pode causar até mesmo uma série de doenças em seus liderados, pois os reflexos em quem sofre assédio moral são extremamente significativos, e vão desde a queda da autoestima até a existência de problemas de saúde, entre eles,  depressão, estresse, crises de competência, crises de choro, mal-estar físico e mental; cefaléias; insônia, pesadelos; cansaço exagerado, irritação constante; diminuição da capacidade de concentração e memorização; isolamento, tristeza, redução da capacidade de fazer amizades; mudanças de personalidade, reproduzindo as condutas de violência moral e passando a praticar violência na família; aumento de peso ou emagrecimento exagerado, pressão alta e palpitações.

O assédio moral é toda e qualquer conduta abusiva (gestos, palavras, comportamentos, atitudes, situações humilhantes e constrangedoras) de natureza psicológica, que atenta contra a dignidade psíquica de forma repetitiva e prolongada e que expõe o liderado a situações humilhantes e constrangedoras, capazes de causar ofensa à dignidade ou à integridade psíquica, deteriorar o ambiente de trabalho, e comprometer o exercício de suas funções.

Exemplos de assédio moral:

Retirar a autonomia do liderado.
Criticar seu trabalho de forma injusta ou exagerada.
Privá-la de acesso aos instrumentos de seu trabalho.
Retirar o trabalho que normalmente lhe compete.
Atribuir-lhe proposital e sistematicamente tarefas superiores às suas competências.
Pressioná-la para que não faça valer seus direitos.
Agir de modo a impedir que obtenha sucesso.
Zombaria sobre deficiências físicas ou sobre aspectos físicos; a pessoa é imitada ou caricaturada.
Críticas públicas à vida privada.
Zombarias quanto à origem ou nacionalidade.
Atribuição de tarefas humilhantes.
São dirigidas injúrias com termos obscenos ou degradantes.
Violência verbal, física ou sexual.
Ameaças de violência física.
Somente falam com a pessoa aos gritos.

Se tratando da liderança cristã, onde os liderados, em geral não recebem remuneração pelo trabalho realizado, os cuidados para não incorrer no assédio moral devem ser redobrados. Portanto, delegue funções com inteligência, competência e direção espiritual.

Se para alguns é difícil delegar autoridade pense nos resultados e formule critérios. Um exemplo para tal, é o que aqui chamaremos de:
“As peneiras de Jetro”

 - Ensine e prepare liderados sempre.

 - Dentre os ensinados procure pessoas capazes.

 - Adeque o encargo ao potencial de liderança de cada um.

- Faça uma investidura pública para que tanto sejam responsabilizados quanto honrados.

- Acompanhe os resultados, mas deixe-os à vontade.

Observe que não será tão difícil assim.


Para conhecer com maior profundidade o perfil bíblico de um líder, participe neste domingo (31/08/2014), da Escola Bíblica Dominical.

Texto compilado das seguintes fontes:

Revista Jovens e Adultos nº 92  
Liderança Cristã Editora Betel

Cometário Bíblico
Beacon

Notas Adicionais

Pb. Miquéias Daniel Gomes 


quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Quarta Forte: Filipenses 4:13

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. (Filipenses 4:13)

Este versículo tão conhecido, é muito usado em sermões e palestras para nos encorajar e nos ensinar que podemos todas as coisas no Senhor, aquele que nos fortalece, e geralmente quem o usa, tende a inseri-lo num contexto de positivismo e sucesso, anexando o texto com as conquistas que almejamos. Infelizmente, poucos se dão conta do que Paulo realmente quis dizer com estas palavras, sendo que o sentido literal da expressão, está ligada com os versos adjacentes, e jamais pode ser interpretado fora de seu contexto. Para isso, é necessário conhecer dos versos 10 ao 14:

Ora, muito me regozijei no Senhor por finalmente reviver a vossa lembrança de mim; pois já vos tínheis lembrado, mas não tínheis tido oportunidade. Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Todavia fizestes bem em tomar parte na minha aflição.

Quem já leu o Novo Testamento, sabe que Paulo passou por momentos muito difíceis em sua trajetória cristã, como tentativas de assassinato, fugas e prisões, sendo que grande parte de suas cartas foram escritas exatamente quando estava preso. Neste verso específico, ele fala que sabe tanto ter abundância, quanto padecer em necessidade; ter fartura, assim como ter fome, e ele estava capacitado a passar por todas essas coisas, pois nos piores (e nos melhores) momentos de sua vida, era fortalecido pelo Senhor.

E esta é a verdadeira essência deste versículo.

Sim, ele é uma afirmação de vitória, mas da vitória da fidelidade sobre a incerteza, mesmo naquelas horas que aparentemente Deus nos abandonou. É quando olhamos para a tempestade, para o deserto e para a provação e dizemos: Vou passar por ali com imensa alegria, pois posso todas as coisas naquele que me fortalece.

É fácil confiar em Deus quando estamos vivendo em abundância, mas confiar na hora da necessidade é sinal de fé, e o exemplo de Paulo deve nos fazer refletir sobre nossa postura diante das situações da vida.  Devemos nos refugiar ainda mais em Deus nos períodos de crise, e é nesses dias que nossa fé precisa gritar mais alto que nosso medo e incredulidade, confiando que por mais que o homem possa falhar, Deus nunca falha, Ele é fiel em tudo, e nos torna capazes de enfrentar “TUDO” Portanto, podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, e nosso Deus e Eterno Pai, seja na paz ou tribulação, abundância ou necessidade, dará força para nos manter de pé, participando ativamente de nossas aflições.

E foi esta palavra de fé que fechou a Quarta Forte deste dia 27/08/2014, que contou com muitos louvores abençoados, e a ministração do Pr. Luiz Carlos Cândido. Podemos todas as coisas naquele que nos fortalece, mas é preciso viver por Ele e para Ele, e então a força dele, nos fará capaz.


Vídeo: O Refúgio Secreto

Nossa indicação de filme nesta semana, é um verdadeiro clássico épico do cinema cristão. Lançado originalmente nos Estados Unidosem 1975, com direção de James F. Cullier, tendo em seu elenco nomes com Julie Harris, Jeannette Clift, Arthur O´Connel, Pamela Sholto, Paul Henley, Richard Henley e Broes Hartman, o filme “ O REFÚGIO SECRETO” (The hiding place), conta a história verídica da família holandesa dos "ten Boom" que, com base nos princípios de sua fé cristã, durante a II Guerra Mundial, decide refugiar judeus e membros da resistência holandesa em um pequeno esconderijo em sua casa, na cidade de Haarlem.

A empreitada tem sucesso durante um certo tempo, até que uma delação leva toda a família para a prisão. Corrie e sua irmã Betsie são mais tarde levadas ao campo de concentração de Ravensbrück, onde Betsie, encontrava na sua fé motivos para demonstrar amor e esperança, ao passo que Corrie procurava na mesma fé em Deus razões resistir ao ódio que sentia dos nazistas. Baseado no livro best seller de mesmo nome, este é sem dúvidas um filme obrigatório, que promove uma reflexão sobre os nossos conceitos de “amor” e “fé”, e uma reavaliação de nossa postura como cristão.