terça-feira, 16 de junho de 2015

Biografia: Fanny Frances Crosby



Fanny Frances Crosby nasceu em Nova York no dia 24 de março de 1823, quase na mesma época que perdeu seu pai. Mas esta não seria a única tragédia a marcar sua tenra infância. Fanny tinha seis semanas quando sofreu uma infecção nos olhos. Um médico receitou cataplasmas de mostarda quente e o efeito foi desastroso. Ela perdeu sua visão e está deficiência a acompanharia pelo resto da vida. A menina teve então de acostumar-se às dificuldades, ao mesmo tempo em que demonstrava uma habilidade incomum para compor poesias. Mesmo cega desde criança, ela tornou-se simplesmente a maior autora de hinos sacros da História.

A vida de Fanny é tão impressionante quanto a qualidade e quantidade de seus hinos e poemas. Ao todo são quase nove mil composições que incentivam a mudança de vida de pecadores, encorajam, cristãos e inspiram toda a humanidade até os dias de hoje. A mensagem do Evangelho foi plantada no coração da jovem Fanny, por intermediário de sua avó. Era ela quem passava horas lendo a Bíblia para a menina. Aos 15 anos ela entrou para o Instituto de Cegos de Nova Iorque, onde voltaria anos depois para ensinar Inglês e História. Como aluna e professora, Fanny passou 35 anos na mesma escola. Em 1858, Fanny casou-se aos 38 anos, com um musico chamado Alexandre Van, que também era deficiente visual. Apaixonada por crianças e motivada pela perda de seu único filho, ela dedicou-se também a compor canções infantis.  - “Achei que as crianças tinham de entender as letras e as melodias teriam de ser simples também. ” Participante ativa da Igreja Metodista sua convicção cristã não lhe permitia melancolia. Ao contrário, sua marca era a alegria.

Apesar da sua deficiência física, Fanny foi uma mulher de extraordinária capacidade e de uma fé inabalável. Sua vida foi a prova de que dificuldade alguma pode conter a unção de Deus sobre seus filhos, levando-os a uma vida de amor e serviço. Tinha por habito iniciar seu trabalho dedicando horas à oração. Como ela não tinha habilidades musicais, seus poemas tornaram-se canções pelas mãos de vários músicos cristãos. Dentre os seus hinos mais famosos estão Que Segurançae "Nós marchamos para aquele bom país".

Fanny dizia que tinha um único pedido ao Senhor, que quando chegasse ao céu, o primeiro rosto que queria contemplar era o do próprio Jesus. Este desejo pode ter se realizado no dia 12 de fevereiro de 1915, quando aos 92 anos, ela faleceu na cidade de Connecticut. Sob sua sepultura, a família pôs uma lapide muito simples, como era seu desejo em vida, mas lavrou uma frase de grande significado: Aunt Fanny – She Did What She Could) – Tia Fanny – Ela fez o que pode. Já no ano de 1955, foi erigido um grande monumento sobre seu tumulo, em homenagem a sua vida e a sua obra. Nele pode ser lido um pequeno trecho de um de seus louvores mais icônicos: Que Segurança! Sou de Jesus!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário