terça-feira, 9 de junho de 2015

Biografia: Ruth Bell Graham




Ruth Bell Graham, esposa do evangelista Billy Graham, nasceu em Qingjiang, Kiangsu, China, em 10 de junho de 1920, como Ruth MacCue Bell. Seus pais eram missionários médicos junto ao Hospital Presbiteriano, 500 km ao Norte de Shangai. Foi como uma adolescente lá num pequeno aposento do hospital que Ruth sentiu o grande chamado para deixar tudo pela causa do Evangelho do Senhor Jesus Cristo. Sua infância foi gasta nos campos de missões da China ao lado dos pais e dos irmãos - Rosa, Virginia e Clayton; rodeados de doença, do desespero, da desordem e do caos das guerras civis chinesas. O sofrimento que ela observou apenas fortaleceu em si a convicção da necessidade de um Salvador para a humanidade. Em seus primeiros anos como adulta, ela sonhava em servir como uma missionária solteira em um canto distante do mundo — a nação montanhosa do Tibete.

Aos 13 anos de idade, Ruth foi enviada para estudar em um internato em Pyonyang, hoje Coréia do Norte. Ali, ela estudou durante três anos. Foi debaixo de uma terrível saudade do lar e da família que Ruth aprendeu a superar a solidão de ficar distante dos entes queridos, cuidando das necessidades dos outros, uma habilidade que bem lhe serviria no futuro. Ruth concluiu o colegial em Montreat, Carolina do Norte, Estados Unidos da América enquanto seus pais estavam de licença do campo missionário. No outono de 1937, ela se matriculou na Faculdade de Wheaton, fora de Chicago, Estado de Illinois onde três anos mais tarde foi apresentada ao “pregador”, apelido que os estudantes deram a Billy Graham, um forte rapaz de Charlotte, Estado da Carolina do Norte.

O casal começou a namorar. Ao mesmo tempo, uma luta travava-se no coração de Ruth entre a sua chamada missionária e o amor florescente pelo jovem evangelista. Ao final de abril de 1941, depois de lutar muito em oração, Ruth percebeu que a missão de sua vida seria atada à paixão de Billy pelo evangelismo. Pouco tempo depois da sua graduação em Wheaton, os dois casaram-se em Montreat, no dia 13 de agosto de 1943. Durante um breve período, Ruth serviu como esposa de pastor em Western Springs, Illinois, antes que Billy fosse transferido para servir como evangelista da Juventude para Cristo e Presidente das Escolas do Noroeste em Minneapolis, Estado de Minnesota; mais tarde seria evangelista e Presidente da Associação Evangelística Billy Graham.

Com o aumento do tempo que passava sozinha, devido as frequentes viagens de pregação e com seu primeiro bebê a caminho, Ruth convenceu Billy a se mudar com a família para perto dos pais, em Montreat. O ministério de Ruth floresceu nas montanhas do Oeste da Carolina Norte, onde ela estabeleceu o domicílio da sua família e criou os cinco filhos do casal: Virginia (Gigi), Anne, Ruth, Franklin e Nelson Edman (Ned). Ruth firmou seu papel como a mulher forte por trás do “Pastor da América” sendo o confidente mais íntimo de Billy, o conselheiro mais confiável e o amigo mais querido. Ela gostava de mover-se nos bastidores, longe dos holofotes, e ajudava-o a pesquisar e esboçar sermões e os livros. Poetiza talentosa e escritora, Ruth escreveu e co-escreveu 14 livros, incluindo “Sitting by My Laughing Fire, Legacy of a Pack Rat, Prodigals and Those Who Love Them, and One Wintry Night”.

Em uma visita a Ruth e Billy Graham em seu lar nas montanhas, no Oeste da Carolina Norte, seu pastor local evocou o evangelista mais afamado do mundo que se atrapalhara ao ler um versículo do Salmo 23 - um dos favoritos de sua esposa. Assim como fizera muitas vezes antes, Ruth Graham corrigiu rapidamente seu esposo. Isso foi apenas outra pequena lembrança do papel que Ruth Graham cumpriu como confidente mais íntimo de seu marido, disse o reverendo Richard White. A primeira dama do protestantismo evangélico, indubitavelmente foi parceira do ministério que Billy Graham apregoou tanto para presidentes quanto camponeses durante uma espetacular carreira global, que o colocou no púlpito ante a mais de 210 milhões de pessoas.  Sobre ela, foi dito que tinha a capacidade de mover-se entre presidentes e líderes, entretanto também sabia desviar o olhar a sua volta para ir limpar o forno de uma viúva.

Ruth e Billy construíram uma família composta de cinco filhos, dezenove netos e muitos bisnetos. Com os aos se acumulando, ela passou a sofrer de osteoartrite degenerativa nas costas e no pescoço, e em decorrência destas complicações, passou algumas semanas do ano de 2007 acamada, até que no dia 14 de junho, aprouve ao Senhor recolhe-la para seu merecido repouso, já no auge de seus 87 anos. Ela morreu na cidade americana de Montreat (Carolina do Norte), cercada pelo amor de sua família.

Fonte: Eis-me aqui 

Nenhum comentário:

Postar um comentário