segunda-feira, 7 de setembro de 2015

O que é Galardão?



O homem só pode alcançar a salvação pela Graça, mediante a Fé em Cristo Jesus. Este é um fato inquestionável, não havendo qualquer outra alternativa salvifica.  Uma vez salvo, ele está isento de qualquer julgamento designatório; entretanto comparecerá diante ao tribunal de Cristo para receber uma premiação por suas obras, pelos seus frutos e pelo exercício dos dons. Este “premio” recebe o nome de “galardão” e  é identificado como a “Coroa da Vitória” (I Coríntios 9:25), a “Coroa da Alegria” (Filipenses 4:1), a “Coroa da Justiça” (II Timóteo 4:7-8), a “Coroa da Vida” (Apocalipse 2:10) e a “Coroa de Glória” (I Pedro 5:2-4).

Obviamente, o termo “coroa” usados pelos escritores do Novo Testamento é apenas simbólico, e tem por intuito nos dar um vislumbre palatável de algo que é espiritual. Embora não interfira na salvação, haverá critérios para concessão de tais dádivas, pois todas as obras serão “testadas” pelo fogo, revelando verdadeiramente sua essência. As obras de alguns sairão desta fornalha ainda mais refinadas, porém, de outros, nada sobrará a não ser pó e cinza . Paulo faz menção de algumas matérias primas que podemos usar em nossas obras aqui na terra: ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno e palha (I Coríntios 3:10-15).

Obras de OURO são aquelas realizadas somente para a Glória de Deus. Obras de PRATA (metal que simboliza redenção) são as obras realizadas por amor e que revelam Cristo aos homens. Obras de PEDRAS PRECIOSAS são aquelas realizadas sob a inspiração do Espírito Santo. Obras de MADEIRA são aquelas realizadas por motivação puramente humana, como por exemplo, o agrado à um líder. Obras de FENO (alimento servido a animais e que não possui valores nutritivos consideráveis) são aquelas realizadas sem nenhuma motivação. Obras de PALHA (material que para ter algum peso necessita de grande quantidade) são aquelas obras “volumosas” realizadas por vaidade e em busca de reconhecimento pessoal.


O pecado afetou consideravelmente a imagem de Deus em nós, nos levando a produzir obras carnais. Através do novo nascimento e da produção continua de Frutos Espirituais o caráter de Cristo é refeito no homem. O Fruto Espiritual é uma prova eficaz que estamos progredindo em nosso processo de santificação, tornando nossa maturidade espiritual perceptível. A partir do exato momento de uma conversão genuína, a frutificação já começa a se manifestar e alcançara a perfeição quando Cristo galardoar sua igreja, a noiva fiel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário