quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Quarta Forte com Pr. Edvaldo Santos



O Salmo 46, atribuído aos filhos de Coré, é um dos mais belos textos Bíblicos. Há um consenso entre os estudiosos que este Salmo serviu de inspiração para o hino “Castelo Forte é Nosso Deus”, composto por Martinho Lutero. Há uma possibilidade muito grande que o contexto histórico em que foi escrito este salmo, seja a ocasião em que Deus livrou Jerusalém dos assírios no tempo do rei Ezequias (II Reis 18-19; II Crônicas 32; Isaías 36-37). O rei Ezequias era poeta, e é possível que tenha escrito não apenas este Salmo, mas também o 47 e o 48, provavelmente no mesmo contexto histórico, onde a vitória do Senhor é celebrada sobre o inimigo. Nele, temos uma visão gloriosa do Senhor, nosso refúgio  e fortaleza.

Já no verso 1, palavra traduzida por “refúgio”,  significa “um abrigo, uma rocha de refúgio”, quando esta mesma palavra, nos versos 7 e 11, pode ser interpretada como  “um baluarte, uma torre alta, uma fortaleza”. É isso que Deus estava dizendo para o povo: “Quando o inimigo vier, Eu serei o vosso abrigo, serei uma rocha, é como se o povo, estivesse escondido dentro da rocha, num lugar inatingível!” Os dois termos declaram que Deus é um refúgio confiável para seu povo quando tudo ao seu redor parece estar desmoronado Mas Ele não nos protege a fim de nos mimar.

O Salmo nos remete a visão de Jerusalém, onde o povo encontrava-se sitiado pelo exército assírio. Sem dúvida, aquela era uma cidade santa, separada por Deus, e que abrigava seu santuário, mas isso não era garantia alguma de vitória . A fim de que o Senhor os ouvisse e salvasse, o rei e o povo precisavam voltar-se para o Senhor com uma atitude de contrição e fé – foi o que fizeram. Deus socorreu Jerusalém quando o dia amanheceu pois o Anjo do Senhor matou 185 mil soldados assírios e mandou Senaqueribe de volta para, fazendo cessar a guerra. Maravilhados, os compositores do Salmo exclamam:  - “Vinde, contemplai as obras do Senhor, que assolações efetuou na terra."

E foi com esta palavra sobre a fidelidade de Deus e seu socorro bem presente, que o Pr. Edvaldo dos Santos (Mogi Guaçu SP), abrilhantou a Quarta Forte realizada neste dia 16/09/2015, afirmando repetidamente que DEUS NÃO MUDA. Há um momento certo para obedecer a Deus e agir, mas até que chegue essa hora, devemos deixar Ele trabalhar livremente, a seu tempo e a seu modo, deixando Deus ser Deus em nossas vidas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário