quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Quarta Forte com Pr. Florisvaldo Donizete


A Quarta Forte é uma oportunidade única de abraçar irmãos queridos e rever velhos amigos. E foi exatamente isso que aconteceu neste dia 09/09/2015, quando recebemos a honrosa visita do Ev. Tiago Ambrósio, do Pr. Maximiliano Machado e do Ev. Lucas Gomes, que abrilhantaram nosso culto com muita unção e poder de Deus. O mensageiro da noite foi o Pr. Florisvaldo Donizete da cidade de Valinhos SP, que baseado no texto de I Reis 17:1-7, ministrou sobre as lições do Querite.

O Querite era um riacho que desaguava no Rio Jordão, este, por sua vez, local de grandes sinais e maravilhas do Velho Testamento. O Jordão era uma testemunha da Shekná de Deus na vida de seus servos, e em comparação a ele, o Querite era apenas um veio de água que dependia da chuva. Deus, porém, escolheu este riacho como uma escola para o profeta Elias, que logo após anunciar juízo sobre Israel com a cerração dos céus, recebe a ordem do Senhor para se refugiar as margens do Querite. Ali seria um local para que arestas fossem aparadas, padrões fossem estabelecidos e o projeto de Deus começasse a ganhar contornos práticos. A solidão do Querite é o caminho para a grandiosidade do Jordão.

Lição 1- O Querite é lugar REFÚGIO

Em sã consciência, ninguém buscaria refugio nas margens do Querite, afinal, a geografia do local é exposta e vulnerável e não existe infraestrutura para a sustentabilidade. Pois é exatamente ali que Deus esconde e protege seus filhos, mantendo-os anônimos para o mundo e intimo de si, sustento-o com suas fortes mão.

Lição 2 – O Querite é lugar de PROVISÃO

Israel vivia um período de seca terrível e a fome começava a se alastrar pela nação, mas ali no Querite, o lugar indicado como refugio pelo Senhor, havia água pura e cristalina para o profeta e era o endereço determinado por Deus para que corvos levassem carne fresca ao profeta todos os dias. Se Elias se afastasse dali, estaria à mercê da fome e da sede, mas no Querite, Deus lhe garantia sustento e provisão.

Lição 3 – O Querite é lugar de HABITAÇÃO

Elias recebeu de Deus a ordem de habitar no Querite. Não era um mero passeio ou uma estadia temporária. O profeta estava intimado a permanecer ali até segunda ordem, independentemente das circunstancias e condições. No Querite a fé de Elias foi testada e sua fidelidade provada até as ultimas consequências. No Querite aprendemos a ser fiel, habitando na sombra do altíssimo.

Lição 4 – O Querite é lugar de OBEDIÊNCIA


A situação de Elias era desesperadora. Caçado pela guarda do rei, ameaçado de morte, sem ter para onde ir e cercado de crises por todos os lados, a única opção de Elias era ir ao Querite, conforme a ordenança divina. O profeta ficou ali, vivendo sob as condições estabelecidas de Deus, sem arredar o pé para qualquer outro lugar, até que Deus lhe desse um novo comando. Deus se silenciou, mas a obediência de Elias se manteve intacta. Apenas quando a água do ribeiro secou, o Senhor indicou um novo destino para o profeta, que imediatamente atendeu a voz de seu Senhor. A prova tinha acabado? Não... Apenas mudaria de lugar... Serepta estava logo ali... 


A obediência de Elias, pouco a pouco construía o caminho de um avivamento glorioso em Israel (I Reis 18:1-47) e que encontraria um fim glorioso exatamente depois do Jordão (II Reis 2:7-12)




Nenhum comentário:

Postar um comentário