quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Quarta Forte Jovem com Ev. Tiago Ambrósio


Houve um rei em Judá que era fiel ao Senhor e fez grandes coisas para o seu povo. Era Josafá, filho de Asa, que também foi um rei fiel a Deus. Ele reinou por vinte e cinco anos sobre Judá e Deus confirmou seu reinado por causa da sua fidelidade, pois rejeitou os ídolos e buscou ao Deus verdadeiro e foi engrandecido pelo Senhor. Josafá era um excelente administrador e avançou em questões relevantes para a nação, tanto do ponto de vista espiritual, quanto nas questões de governo.

Ele retirou os postes-ídolos de Judá, que eram altares dedicados a deuses estranhos, além disso, ele mandou uma comissão composta de sacerdotes e levitas percorrer todas as cidades de Judá para ensinar ao povo sobre o Livro da Lei do Senhor. Edificou cidades-fortalezas e cidades-armazéns e realizou muitas obras estruturantes. Foi Josafá quem criou o sistema jurídico de Judá e colocou juízes em todas as cidades fortificadas para julgar as causas do povo, exortando pessoalmente cada juiz a julgar da parte do Senhor e não dos homens, não aceitando suborno. Em Jerusalém, o rei Josafá estabeleceu um tribunal superior para resolver as causas controversas com as mesmas recomendações de agir com integridade e imparcialidade.

Um dia os filhos de Moabe e os filhos de Amom resolveram pelejar contra Judá e reuniram um grande exército. O rei foi avisado da multidão que marchava contra seu reino e temeu, porém, buscou a Deus e apregoou jejum em todo Judá.  Josafá se pôs de pé na congregação de Judá e de Jerusalém na Casa do Senhor, orando de todo o seu coração e de toda sua alma. Então veio o Espírito de Deus no meio do povo sobre a vida do profeta Jaaziel, que profetizou: “Não temais, nem vos assusteis por causa desta grande multidão; pois a peleja não é vossa, mas de Deus. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o SENHOR será convosco. ”  Josafá se prostrou com o rosto em terra e adorou ao Senhor e todo Judá fez a mesma coisa e se levantaram os levitas e cantores e louvaram a Deus em alto e bom tom. O povo estava consolado em sua aflição, Deus havia dado Sua palavra de vitória sobre o problema, ou seja, havia razões de sobra para adorar o grande e temido Deus de Israel.

Na manhã seguinte, logo cedinho, Josafá e seu exército se levantaram para a peleja, mas o rei ordenou que cantores fossem a frente dos soldados louvando ao Senhor. Deus, então, pôs emboscadas entre os exércitos inimigos e eles se mataram sozinhos, a espada de um foi contra o outro.  O rei Josafá e seu povo só tiveram o trabalho de recolher os despojos, porque a batalha e a vitória eram do Senhor.
E foi com esta palavra abençoada embasada em II Crônicas 20, que o Ev. Tiago Ambrósio abrilhantou a QUARTA FORTE JOVEM realizada neste dia 30/09/2015. Este querido irmão que tem se dedicado ao ministério de evangelismo junto aos internos da Fundação Casa, ressaltou que Josafá era um jovem de apenas 20 anos quando começou a reinar. O segredo de seu sucesso foi sempre a obediência ao Senhor e a sua Santa Palavra. Com isso, o jovem rei foi sucedido em seus projetos e vitorioso em suas batalhas. Nunca fugiu da peleja, desde que tivesse certeza que aquela era a vontade de Deus, sem nunca ser corrompido pelas más influencias.

Ainda hoje, Deus procura jovens compromissados com sua obra, para assim como fez Josafá, revolucionar o mundo na força da obediência e no poder do louvor!




Nenhum comentário:

Postar um comentário