domingo, 6 de setembro de 2015

Viagem da Independência 2015 - Itu



Em 2015, nossa tradicionalíssima “Viagem da Independência” foi “adiantada” para o dia 06 de setembro, e como destino selecionamos a cidade turística de Itu, no estado de São Paulo.

Itu é uma cidade fundada por bandeirantes no ano de 1610, e que se tornou conhecida nacionalmente pelos “exageros” do popular personagem "Símplicio", vivido pelo comediante ituano Francisco Flaviano de Almeida, em programas como "A praça é nossa". A cidade se aproveitou da fama e investiu no turismo, se tornando em uma dos 29 municípios considerados "estancias turísticas" do estado.

Itu já foi uma das cidades mais ricas de São Paulo, e a favorita dos "barões do café" que nela estabelecia residencia. Porém, ao  longo de seus 405 anos tem buscado oferecer cada vez mais opções turísticas aos seus visitantes, tais como o circuito histórico e o turismo geológico, que proporciona lazer e conhecimento.

Nesta proposta, o primeiro ponto visitado foi exatamente o “Parque Geológico do Varvito”, onde a natureza e o homem trabalharam em conjunto para criar paisagens inesquecíveis. Em seguida foi proposto um passeio pelo centro da cidade, com visitação aberta para museus e patrimônios tombados. É ali também que o turista tem diversas opções de compra, tendo a sua disposição peças artesanais dos artistas da cidade e as famosas lembranças “exageradas” de Itu. A próxima atração não poderia representar melhor o passeio, pois na chamada “Praças dos Exageros”, o visitante se sente realmente “pequeno” diante das “grandes” atrações do local.

Como um bônus aos participantes da excursão, foi adicionado ao programa uma visita a cidade de Salto, onde está localizado o “Parque Rocha Montonnée”, que além das atrações geológicas, tem como proposta a consciência ambiental e ainda oferece aos visitantes replicas animatrônicas em escala geral de dinossauros como o triceratopes, alossauro, velociraptor e tiranossauro rex, que com seus movimentos realistas e rugidos assustadores fascinam e intrigam adultos e crianças.

O passeio também contou com visitas a áreas rurais da cidade de Itu, e é claro, deu aos participantes a oportunidade de saborear da gastronomia regional. Mas o melhor de tudo foi poder desfrutar da companhia agradável de nossos irmãos e amigos, que transformaram cada um desses bons momentos, em experiências inesquecíveis.

O organizador da excursão, Pb. Carlos Alexandre Alves de Lima, se mostrou muito satisfeito com o resultado do passeio. Segundo ele, tudo saiu conforme o planejado e não houveram transtornos durante todo o problema proposto. Elogiou o comprometimento de todos com o cronograma e o clima de cordialidade que marcou toda a jornada. Disse também já estar ansioso pela Viagem da Independência de 2016, e acrescentou: - Estamos aguardando sugestões para nosso próximo destino.




Um comentário:

  1. BENÇÃO DE DEUS...OBRIGADO A TODOS...QUE O AMOR DE DEUS SEJA NAVIDA DE CADA UM QUE PARTICIPOU DESSA VIAJEM...
    PB CARLINHOS LIMA

    ResponderExcluir