quinta-feira, 9 de junho de 2016

EBD - A fé nos mantém na presença de Deus


Material Didático
Revista Jovens e Adultos nº 99 - Editora Betel
Fruto do Espírito - Lição 11
Comentarista: Pr. Israel Maia

Comentários Adicionais
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Pb. Bene Wanderley
Pra. Márcia Gomes


Texto Áureo
Hebreus 11:6
Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.

Verdade Aplicada
A fé como fruto do Espírito nos capacita a mantermos firmes em Cristo, aguardando o cumprimento da promessa de vida eterna.

Textos de Referência
Hebreus 11:1-3
Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não vêem.
Porque, por ela, os antigos alcançaram testemunho.
Pela fé, entendemos que os mundos, pela palavra de Deus, foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.
João 5:4
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque e agitava a água, e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.


Pistis - A Fé e a Fidelidade
Comentário Adicional:
Pb. Miquéias Daniel Gomes

O Coração do velho Abraão pulsava despedaçado. Moriah já estava ao alcance dos olhos. Seus pensamentos divagavam a procura de resposta, afinal, pai e filho estão imersos em porquês e mais porquês. Mesmo assim, nenhum deles ousa questionar as ordens de seu Deus. Já no cume da montanha, Abraão estava pronto para realizar o impensável, oferecendo seu filho Isaque em sacrifício ao Senhor. Ele prepara o holocausto, cuidadosamente ajeita a lenha, amarra Isaque “carinhosamente” e o deita sobre o altar. Apesar da dor, o velho patriarca tem uma certeza que lhe conforta o coração: - Nem que seja das cinzas, eu sei que Deus trará meu filho de volta! (Hebreus 11:17-18) Não por acaso, Abraão é conhecido como o Pai da Fé, pois em sua vida se cumpriu integralmente a definição de FÉ que o inspirado escritor da epístola aos hebreus redigiu: FÉ é a certeza das coisas que se esperam e a prova daquilo que não se pode ver (Hebreus 11:1). Mas, falar de fé ao cristão pode parecer redundante, pois se cremos na divindade de Cristo, em seu nascimento virginal, sua vida, seu evangelho, sua morte, sua ressurreição, sua ascensão e seu vindouro retorno, sem que ao menos exista sequer uma única evidência cientificamente comprovada de sua existência, então nossa vida já é baseada em fé. Na verdade, segundo as escrituras, o justo deve “viver” por FÉ (Romanos 1:16-17). Na pratica, todo homem nasce dotado de FÉ, a qual podemos chamar de FÉ NATURAL.  Poderíamos definir esta fé mais como um “ACREDITAR” do que propriamente “CRER”. É esta fé que leva grande parte das pessoas a acreditarem em DEUS. Todo cristão, em algum ponto de sua vida, também desenvolveu uma FÉ SOBRENATURAL em Cristo Jesus, e é esta FÉ que nos leva a obter salvação através da Graça (Efésios 2:8).

Alguns indivíduos do Corpo de Cristo, através do Espírito Santo, recebem uma capacitação especial para desenvolver uma fé que excede a da grande maioria, e foi a esse tipo de FÉ que Jesus se referiu quando disse que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e há de passar; e nada vos será impossível (Mateus 17:20). Essa FÉ específica, é a capacidade de se confiar em Deus de uma maneira completa e sobrenatural e se manifesta apenas em ocasiões especiais, em um número reduzido de pessoas, visando à realização de obras extraordinárias em tempos de crise, desafios e emergências. A este “fenômeno” damos o nome de "Dom da Fé".  Em muitas oportunidades essa FÉ opera em conjunto com outras manifestações espirituais, como é o caso dos dons de curar e do dom de operar maravilhas (I Coríntios 12:7-11). Porém, se em alguns casos a fé pode obter picos de rara elevação, inegavelmente, todo cristão precisa desenvolver a FÉ, pois sem ela, o Fruto do Espírito fica incompleto.

Quando listou as características do fruto espiritual, Paulo usou a palavra grega PISTIS, que para a língua portuguesa, pode ser transliterada por FÉ ou FIDELIDADE, dependendo da versão bíblica. Ambas, estão intimamente ligadas, e não é possível exercer uma delas se a outra não estiver latente em nossa conduta. A Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter, e que aperfeiçoamos diariamente em nossa peregrinação rumo ao céu. Ela nos faz “fiel em “tudo”. Quando pensamos em fidelidade como fruto espiritual, logo imaginamos se tratar de uma fé devotada ao Senhor, mas na verdade, devemos ir muito além deste conceito. Ser fiel a Deus implica em exercer a fidelidade em todas as esferas de nossa vida. Jesus nos ensinou que a fidelidade de um discípulo é medida primeiramente nas coisas pequenas e que mediante aprovação nestes “testes” seriamos promovidos a coisas maiores (Mateus 25:21). A fidelidade é a característica do fruto espiritual que nos leva a ser fiel não somente ao Senhor, mas também ao próximo e a nós mesmo. Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; no relacionamento, na vocação, nas virtudes; entregando corpo, alma e espírito, sentir e agir, pensamentos e atitudes para Deus. Ninguém é fiel a Deus sendo infiel ao seu cônjuge ou ao seu ministério. Ninguém é leal a Deus negando lealdade ao seu líder ou para com seu trabalho.   Nada disto, porém, é possível sem o exercício diário e continuo da Fé.



Fé: uma representação de fidelidade

A partir desta lição, estudaremos a terceira e última seção do Fruto do Espírito: fé, mansidão e temperança. Estas três características nos mostram o que fazer para fortalecer a nossa comunhão com o Criador. O estudo destas três características certamente servirá para clarear o nosso entendimento acerca da necessidade da busca pelo amadurecimento do Fruto do Espírito Santo por aqueles que esperam viver uma vida em Cristo. Daremos início a esta seção falando sobre a fé, que é representada por nossa fidelidade ao Senhor (Hebreus 11:1). Fé é a característica que devemos buscar desenvolver da melhor forma possível, pois sem ela não poderemos agradar ao Senhor (Hebreus 11:6). É através da fé que nos tornamos mais íntimos de Cristo, porque nela temos a firme certeza do cumprimento da promessa divina acerca da vinda de seu Filho para buscar os seus. É importante destacar que a fé não consiste somente em crer e confiar em Deus. A fé apresentada por Paulo como característica do Fruto do Espírito está relacionada à busca pelo servo de Deus em ser honesto e fiel, pois, sendo Deus fiel, Ele espera que também sejamos, para que possamos desfrutar de uma perfeita comunhão com Ele através da pessoa de Seu Filho (I Coríntios 1:9). Quando nos aproximamos do Criador passamos a assimilar um modo de vida diferente. Mesmo que sejamos expostos constantemente a informações negativas, não sofremos com nenhum tipo de dúvida. A fé não permite que a nossa confiança em Cristo seja abalada (Romanos 1:17). A nossa fé em Jesus Cristo também é responsável pela nossa postura de cristão, pois entendemos que, sempre que nos posicionamos de acordo com os ensinamentos de Cristo, estamos dando prova a Ele de nossa fidelidade.

Quando o homem consegue desenvolver a fé do Fruto do Espírito, ele passa por um processo de renovação que o mantém fiel ao seu Criador; independentemente da situação a qual venha ser exposto. Se em alguma circunstância se apresentar uma condição propícia à infidelidade, o homem de fé certamente irá negar-se a si mesmo, permitindo que a ação do fruto do Espírito domine o seu interior. A fé nos leva a entender que mesmo em meio a tribulações da vida é melhor seguir a Cristo (Lucas 9:23). A certeza da nossa fé e a pureza de nosso coração nos coloca debaixo da provisão de Deus, pois Ele é o único que pode nos dar garantia de que irá cumprir o que prometeu (Hebreus 10:22-23). A fé também opera em nós um processo de santificação. O fruto da fé também ser uma característica do Fruto do Espírito Santo, que denota uma postura de fidelidade em relação a Deus, faz com que ela nos leve a uma vida de santidade pela qual estaremos habilitados a termos comunhão com Deus. A santidade nos proporciona uma perfeita aliança com Deus. Uma vez que Ele é Santo, exige que nos santifiquemos para que possamos ter a tão desejada comunhão perfeita com Ele (I Pedro 1:16).

Em alguns momentos da vida, o servo fiel passa e passará por situações de sofrimento. Entretanto, não podemos permitir que tais sofrimentos abalem a nossa fé. Se permanecermos fieis a Cristo, teremos então a nossa fé purificada e isso irá nos garantir uma certeza de vitória no dia da vinda do Cordeiro. O Senhor Jesus tem em alta conta aqueles que são perseverantes nas provações e que em todo tempo têm firmada sua fé nEle. Uma postura de fé é preciosa aos olhos de Deus e tem um valor inestimável por toda eternidade (I Pedro 1:6-7). Ter um posicionamento firme de fidelidade fornece ao indivíduo a certeza da salvação (II Coríntios 15:58). A melhor postura a ser tomada pelo servo de Deus é permanecer firme naquilo para o que foi chamado. Sabemos que todos têm um propósito com Deus preparado para suas vidas. Logo, permanecer neste propósito é o melhor e mais curto caminho para que o indivíduo alcance uma vida tranquila. A tranquilidade nos permite compartilhar a nossa fidelidade com os nossos irmãos. O homem fiel a Deus aprende a ser fiel também com o próximo. Passando a viver, através do amadurecimento do fruto do Espírito Santo, uma vida saudável em sociedade (Salmo 119:33).


Em busca da Santificação
Comentário Adicional:
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Pra. Márcia Gomes

A fidelidade é construída dia a dia, e quando quebrada, a reconstrução sempre começa do zero. E a linha que delimita suas fronteiras é tênue e muito frágil. Portanto é uma hipocrisia perigosa o individuo se julgar á prova de infidelidade, pois todo homem tem seu preço tabelado no catálogo da vida e nosso inimigo conhece muito bem esses valores. Por isso é aconselhado aos que ainda estão de pé, que redobrem sua atenção para que também não venham a cair (I Coríntios 10:12). Nenhum homem esta isento de possíveis quedas, o que faz da “fidelidade” uma batalha diária e ferrenha, vencida apenas por fé. Quando Neemias trabalhava na reconstrução dos muros de Jerusalém, Tobias, um de seus maiores opositores declarou que a construção era tão frágil que uma raposa poderia derrubá-lo (Neemias 4:3). Numa análise pragmática, podemos concluir que  dificilmente alguém deixaria seu muro ser derrubado por uma raposa. Afinal, antes mesmo que ela se aproximasse da estrutura, o chumbo cantaria. Digamos que a fidelidade para com Deus seja um muro que esta em plena construção... Fidelidade no casamento é um tijolo. Fidelidade ministerial, outro tijolo. Fidelidade ao seu pastor, mais um tijolinho... E por ai vai. Então chegam as raposas. Uma se chama adultério... Mas logo é abatida... Então vem a raposa chamada Suborno, mas também é alvejada. O mesmo acontece com a Luxúria, o Roubo e com a Rebelião... Nenhuma raposa irá, se quer, chegar perto de nosso muro. Salomão também se preocupava com as raposas que poderiam danificar sua vinha (um símbolo de seu relacionamento com a Sunamita); porém, ele demonstra uma aflição especial pela astúcia das “raposinhas” (Cântico dos Cânticos 2:15). Somos Servos de Deus e perseveramos em vigilante oração. Não é uma raposa astuta que derrubará nosso muro, não é? Entretanto, às vezes nos focamos tanto nas raposas que se quer notamos as raposinhas. Adultério? Jamais! Desejos pelo bem alheio? Quase sempre... Homicídio? Nunca!  Se alegrar com a desgraça de um desafeto? Provavelmente... Sonegar impostos? Deus me livre! Burlar as ofertas e os dízimos? Deus entende.

Amadurecer o Fruto Espiritual implica em desenvolver fidelidade em “todos” os aspectos da vida e não apenas naqueles que de alguma forma a sociedade pode enxergar. Deus nos avalia no segredo, em secreto, quando as portas estão fechadas atrás de nós.  Esse muro chamado fidelidade, que nos separa de tudo o que desagrada a Deus, é realmente muito frágil, sendo derrubado por qualquer “buraco” que nele seja aberto, ruindo quando um único tijolo for retirado. Exatamente por isso, somos estimulados a um processo continuo de santificação, sem a qual se torna impossível contemplar a face de Deus (Hebreus 12:14). Aqui na Terra, jamais chegaremos a uma posição de santidade absoluta (embora este deva ser nosso objetivo prioritário de vida, conforme I Pedro 1:3-16), mesmo assim, é preciso continuar “tentando”, buscando ser um pouco “mais santo” todos os dias. Mesmo sendo pecadores, podemos evitar um pecado por dia. Diariamente é possível desviar-se de tentações, afastar-se da aparência do mal, resistir ao diabo, dizer não a um convite pernicioso, orar um pouco mais, ler um trecho mais extenso da Bíblia ou frequentar um culto que não estava em nossa agenda. Tentar ser mais íntimo de Deus todos os dias é estar em constante processo de santificação. Se a santificação é um muro, nossa fidelidade são tijolos e a fé é a argamassa que os une. Que Deus nos ajude a mantê-lo intacto, resistindo às raposas e eliminando as raposinhas.


A fidelidade de Deus e a mídia

Os cristãos enfrentam um grande problema na sociedade atualmente: conviver com uma mídia doente e perversa. No entanto, a Bíblia nos orienta a não nos conformamos com este século (Romanos 12:2). Devemos nos fortalecer sempre na Palavra de Deus (Atos 2:40; Tito 2:12; Hebreus 3:12-13; Tiago 4:4; I Pedro 1:13-15). Os meios de comunicação estão recheados de falsas informações de como se dará a vinda do Cordeiro. Todavia, aqueles que encontraram o verdadeiro motivo de viver em Jesus não podem compactuar com estes ensinamentos. O amadurecimento da fé promoverá não só a certeza da vinda de Cristo, como também o desejo incontido de pregar o Evangelho genuíno, no qual a segunda vinda é apresentada de forma clara e inquestionável (João 14:12, 18; Atos 1:11). A fé afasta qualquer dúvida acerca do arrebatamento (I Tessalonicenses 4:13). De acordo com o pastor e escritor John Piper, a fé não é garantia de prosperidade, mas de estar satisfeito em Deus e viver feliz na abundância ou na necessidade (Filipenses 4:12). O servo do Senhor não se deixa confundir por falsas alegações sobre o arrebatamento. A ressurreição de Jesus Cristo nos dá a plena certeza de que um  dia Ele realmente virá buscar a Sua Noiva santa e imaculada: a Igreja. O arrebatamento ocorrerá segundo o que diz a Palavra de Deus e a fé nos fortalece e ajuda a permanecer crendo nessa verdade (I Tessalonicenses 4:14-18).

Existe um parâmetro de relacionamento entre Deus e o homem. Este parâmetro está fundamentado na verdade. Apesar de o homem ter se voltado contra o criador, indo em direção ao pecado, Deus, através da Palavra da Verdade, providenciou um meio de restauração para humanidade. Tal evento se deu pela fidelidade expressa por meio de Seu caráter imutável (II Timóteo 2:13). O Fruto do Espírito é o meio pelo qual temos acesso ao caráter divino. Ao encontrarmos com Cristo e recebermos do Espírito Santo o fruto, temos que dar início ao processo de amadurecimento. Buscar ter em nós a característica do fruto identificada como fé, nos aproximado caráter divino e consequentemente do próprio Deus (Hebreus 11:6). A inerrante Palavra de Deus afirma que é impossível andarem dois juntos se não concordarem (Amós 3:3). Sendo assim, nunca o homem poderá andar com o Senhor Deus se não tentar desenvolver em si o Fruto do Espírito Santo. Esta iniciativa é o único meio de fazer com que o indivíduo se assemelhe ao Criador (Gêneses 1:26). É importante ser ressaltado que, o desenvolvimento do fruto do Espírito Santo fará com que a nossa caminhada seja extensa, isto é, até a eternidade, pois o Fruto do Espírito Santo permanecerá em nós, garantindo a alegria de uma eternidade com Deus.

Quando aceitamos a Cristo, somos impactados com um sentimento indescritível de crer Naquele que o Senhor nos enviou. A transformação pessoal é tamanha e cumpre o que diz a Palavra de Deus: o indivíduo se torna verdadeiramente uma nova criatura (II Coríntios 5:17). Entretanto, através do Fruto do Espírito Santo, o sentimento de fé e fidelidade permanece promovendo a alegria e a felicidade de poder experimentar o melhor de Deus em sua vida. A fé permanece em nós justamente para que possamos cumprir a nossa carreira (II Timóteo 4:7). Essa fé só habita na vida daquele que realmente creu no filho de Deus e seguirá com Ele por toda eternidade. A fé do Fruto do Espírito Santo é necessária para que possamos desfrutar momentos agradáveis na presença de Deus. Uma conduta irrepreensível agrada ao Senhor e nos possibilita a declarar, através de nosso testemunho, o quanto O amamos. Uma conduta de perfeita fidelidade nos fará habitantes do céu com Cristo (Romanos 8:17). Uma vida de fé realmente nos tornará habitantes da morada celestial que está garantida a nós pelo próprio Cristo (João 14:2). A nossa fé em Deus não nos afastará de nosso objetivo: viver a eternidade com Ele.


A Cartilha do Vencedor
Comentário Adicional:
Pb. Bene Wanderley
Pb. Miquéias Daniel Gomes

A Bíblia está repleta de passagens que demonstram o poder da fé. A fé como uma característica do Fruto de Espírito, possibilita ao cristão um poder sobrenatural de andar em cima dos vendavais e voar acima das tempestades, pois não há nada mais poderoso no reino espiritual do que a fé. Essa dádiva de Deus nos é dada como garantia de uma vida plena em Cristo Jesus. A nossa fé tem tamanha importância para Deus, que Ele nos deixou escrito nas Sagradas Escrituras, mais precisamente no livro de Hebreus, capítulo de número 11, a cartilha do vendedor. Aliás, esta epístola anônima, começa exatamente trazendo a revelação de Deus; dizendo: - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de várias maneiras, aos pais, pelos profetas, nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também, fez o universo. Ele (Jesus) é o resplendor da glória e a expressão exata do seu Ser, sustentado todas as coisas pela palavra do seu poder, depois de ter a purificação dos pecados, assentou - se à direita da Majestade, nas alturas. Tendo - se tornado tão superior aos anjos quando herdou mais excelente nome do que eles (Hebreus 1:1-4).

Aleluia! Jesus é o nosso Senhor e com ele herdamos também todas as coisas. Ele nos deu do seu Espírito e com essa herança temos o poder de Deus em nós, que nos capacita a viver uma vida virtuosa, através do amadurecimento do Fruto do Espírito.  E não há vida mais vitoriosa que esta. O escritor aos hebreus nos revela que a fé é o firme fundamento de coisas abstratas, e a certeza daquilo que não vemos, mas esperamos. Em Efésios 6:16, Paulo identifica  a fé como um escudo que apaga todos os dardos inflamados do diabo. Arma de defesa poderosa e acessível, que está disponível para todos os servos de Jesus. Todos podem se apropriar dessa arma de defesa, e vencer as artimanhas de Satanás. A fé é o caminho que nos leva a ter uma vida que agrada a Deus (Hebreus 11:6). A fé nos dá garantia de que a volta de Jesus Cristo será iminente e que todos os que servem ao Senhor com fidelidade serão arrebatados. A fé é a fidelidade em ação.

A Bíblia esta repleta de exemplos de homens que usaram a fé em situações adversas e através dela foram salvos. Em I Reis 17:2-6, temos o profeta Elias confiando sua vida nas mãos (ou garras) de um corvo, que sobre ordenança divina trazida comida ao homem de Deus. Em Daniel 3:13-30, temos três jovens hebreus que se negam a adorar uma imagem e como consequência enfrentam a fornalha flamejante de Nabucodonosor. Lá dentro eles têm um milagroso encontro como quarto homem. No capítulo 6 do mesmo livro, encontramos o próprio Daniel realizando orações que o mandaram direto para uma cova cheia de leões famintos, e de lá, ele saí ileso. Em Atos 12:1-12, toda a igreja de Jerusalém está em oração, clamando pela liberdade de Pedro, que já tem sentença de morte decretada. Durante essa vigília, um anjo precisa “acordar” o apóstolo para tirá-lo da prisão. Em Atos 27:21-26, após sofrer um naufrágio, Paulo garante a seus companheiros de viagem que mesmo estando a deriva no mar, agarrados apenas em destroços e enfrentando a maior tempestade de suas vidas, todos vão sobreviver, e pela manhã o grupo chega sem perdas a ilha de Malta. Em todos estes exemplos, vemos homens que se lançaram sem medo nos braços do Senhor, confiando a ele suas vidas. Nós como a igreja de Cristo hodierna, não podemos nos contentar em apenas “conviver” com as experiências da igreja primitiva relatadas nas páginas da Bíblia ou nos registros históricos, mas precisamos viver nossas próprias experiências com Deus, deixar escritas nossas histórias para impactar as gerações futuras, sentir na pele a Glória que há nas operações do Espírito Santo, acreditar no impossível e vivenciar milagres, surpreender a Deus de forma tão positiva que Ele passe a honrar nossa palavras como se fossem Dele, fazer com que nossos sonhos, desejos e crenças se tornem em realidade, e tudo isso só será possível através do desenvolvimento sadio e maduro da nossa fidelidade para com Deus.


Lições práticas

O texto de Hebreus 11 nos apresenta a galeria dos heróis da fé. Como é gloriosa a vida de todos que escolhem viver uma vida de fé no Filho de Deus (Gálatas 2:20). Pela fé somos identificados como filhos de Abraão, o que nos coloca em pé de igualdade com o pai da fé no que diz respeito a viver uma vida de fé e esperança, apesar de todas as lutas que possam surgir diante de nós. Abraão teve uma vida completamente protegida e movida pela sua imensa gratidão e fé. A fé de Abraão foi-lhe imputada por justiça porque creu na promessa de Deus (Romanos 4:17-24). Sara riu (Gêneses 18:12-13), mas Abraão creu. O inimigo cria artifícios para colocar dúvidas em nós, mas nunca podemos deixar de crer em tudo que o Senhor nos prometeu. Isto provará a nossa fidelidade. Merece ser especialmente que, viver uma vida de fé e ter a certeza de que as bênçãos de Deus se cumprirão em nossas vidas e isso irá fazer com que permaneçamos firmes, apesar de toda e qualquer dúvida que o inimigo tente plantar em nossos corações (Tiago 1:6).

A fé transforma a nossa vida. Quando vivenciamos as manifestações do agir de Deus em nossas vidas experimentamos o poder da fé. Ver o agir de Deus faz com que nossa certeza aumente em relação à Sua existência (Jó 42:5). Os apelos midiáticos e tecnológicos tentam, através de todos os meios, nos entristecer, derramando uma enxurrada de informações que visam destruir a nossa fé. Contudo, o servo fiel não se deixa confundir, antes se coloca aos pés do Senhor, rochedo forte e socorro bem presente na hora da angústia (Salmo 18:2; 46:1). Quando olhamos para o firmamento isso já é o suficiente para termos a certeza da existência de um ser Criador de todas as coisas (Salmo 19:1-4). Entretanto, é muito melhor quando podemos ter uma comunhão íntima com este ser e poder desfrutar das maravilhas da sua criação em forma de bênçãos pessoais (Jó 42:10-17). A firmeza da nossa fé irá nos garantir uma vida plena de bênçãos espirituais e materiais.

O texto de Habacuque 3 nos apresenta uma tremenda expressão de fé. Quando vemos o profeta fazendo aquela que talvez seja a oração que mais represente uma situação de fé convicta, somos surpreendidos por uma posição que só tem quem conhece o verdadeiro Deus. O profeta Habacuque declara que, não importa o que aconteça, não perderá a sua alegria, pois a sua fé lhe garante o que de melhor o homem pode receber do Senhor: a sua salvação (Habacuque 3:17-18). O nosso Senhor Deus se alegra quando demonstramos uma fé convicta. Uma das maneiras que temos de demonstrar esta fé é através de nosso louvor ao Eterno Criador em todo tempo (Salmo 34:1-2). Merece ser especialmente destacado que, não importa o momento em que estamos vivendo, devemos seguir o que ensina a Palavra de Deus, dando graças por tudo em nossas vidas, pois isso é o que Jesus Cristo o Verbo de Deus, espera de nós (I Tessalonicenses 5:18).


Conclusão

Chegamos ao final do estudo acerca da fé. Vimos através dele que, se vivermos uma fé diária e permanente, nada que venha das mãos do inimigo terá poder para nos atingir e nos tirar da centralidade da vontade de Deus. Viveremos de fé em fé, de glória em glória (Romanos 1:17; II Coríntios 3:18).




O Fruto Espiritual é uma prova eficaz que estamos progredindo em nosso processo de santificação, tornando nossa maturidade espiritual perceptível.  Este fruto só será completo se for constituído de amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperanças. Para aprender ainda mais sofre o Fruto do Espírito, e a frutificação espiritual na era da pós modernidade, participe neste domingo, 12 de JUNHO  de 2016, de nossa EBD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário