terça-feira, 9 de agosto de 2016

Biografia - Cesino Bernardino



Cesino Bernardino nasceu em Imbituba (SC), no dia 29/11/1934, filho de Bernardino José Cândido e Teodora Maria dos Santos. Aceitou a Jesus em junho de 1947, então com 13 anos de idade, sendo batizado no Espírito Santo no mesmo mês e, nas águas, no ano seguinte.

Em julho de 1962 foi consagrado a presbítero ainda em Imbituba pelo então pastor presidente, Pr. Hilário da Costa. Decidiu-se a dedicar tempo integral à obra em fevereiro de 1964, a convite do Pr. João Ungor, em Urubici, filiando-se a CIADESCP, convenção estadual, ocasião em que deixou sua atividade profissional de mordomo. Finalmente, em 15 de janeiro de 1971,  foi consagrado ao pastoreado pelas mãos do Pr. João Ungor, em Urubici.

Em sua trajetória na direção de igrejas foi responsável pelos seguintes trabalhos: Urubici, de 1967 a 1971, subordinado ao Pr. João Ungor; Canoinhas, já como pastor presidente, de 1971 a 1973; Balneário Camboriú, por um ano, em 1974; regressou a Urubici em 1975; Jaraguá do Sul também por um ano, em 1976, vindo, em seguida, para Camboriú, onde assumiu como pastor presidente em 25 de janeiro de 1977, sendo seu antecessor o Pr. Hilário Grignani, em reunião presidida pelo pastor Pedro Cardoso.

Consta em ata o registro de suas primeiras palavras no púlpito desta igreja: “Unidos iremos trabalhar para a obra de Deus ir avante, crendo que o Espírito Santo irá ajudar-nos!”.

Sob sua liderança, devidamente alicerçada na rocha, que é Cristo, o trabalho prosperou de maneira maravilhosa, como não poderia deixar de ser, já que estava sendo executado por alguém realmente comprometido com o Evangelho. No decorrer de sua administração houve a implantação de congregações nos mais diversos bairros, agregando ao trabalho diversos novos templos. Tambem foi responsável pela separação e treinamento de diversos obreiros que hoje exercem pastorado em diversas regiões do Brasil.

Muitas foram, as realizações levadas a efeito por intermédio desse valoroso servo de Deus, com destaque especial para a criação do departamento de missões “Gideões Missionários da Última Hora”, oficializado em 1980.

O GMUH surgiu no final da década de 1970, idealizado por Cesino Bernardino, recém chegado para assumir a Assembleia de Deus em Camboriú, Santa Catarina. Devido às grandes dificuldades financeiras da congregação, ele iniciou uma campanha de oração para que Deus o orientasse.

Segundo a revelação dada aos membros da igreja, que faziam reuniões de oração em suas casas, anunciou-se que a pequena cidade se tornaria referência para o país. Seguindo a tradição pentecostal, o pastor Cesino pregava constantemente em sua igreja e nas cidades vizinhas sobre o batismo no Espírito Santo.

Logo, ele reuniu uma equipe que, compartilhando de sua visão começou a preparar encontros de avivamento. No início da década de 1980, Bernardino realiza um congresso para os membros da igreja de Camboriú, o 1º Encontro de Missões, na igreja sede.

Na ocasião, foi comissionada a primeira missionária do ministério, enviada para a Argentina. Em pouco tempo surgiram outros. Criou-se uma tradição, que continua até hoje de realizar a cada mês de abril um evento similar em Camboriú. Em 2016, celebrou-se o 34º Encontro dos Gideões, considerado o maior evento do tipo no mundo. Seguindo um crescimento contínuo com o passar dos anos, o encontro sempre reúne pessoas de todo o Brasil e também exterior. De acordo com a organização do evento, cerca de 150 mil pessoas participam da ultima edição do encontro.

Por este trabalho referencial, o Pr. Cesino Bernardino, é chamado por muitos de “Pai de Missões”. Exatamente por sua imensa dedicação a obra missionária, milhares de cristãos em todo o mundo se resignaram em luto na tarde de 30 de julho de 2016, quando aprouve ao Senhor, levá-lo ao seu merecido descanso.

Pela idade já avançada (81 anos), o Pr. Cesino tinha sérios problemas nos rins e nos pulmões. No final de junho, após ter realizado uma cirurgia, ele entrou em coma profundo, onde esteve por mais de um mês. Foram feitas diversas campanhas de oração lideradas pelo seu filho, Pr. Reuel Bernardino, na expectativa de um milagre. Mas os planos do Deus eram diferentes, e este valoroso guerreiro descansou no Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário