quinta-feira, 2 de junho de 2016

EBD - Bondade: a prática do amor sem expectativa de recompensa


Material Didático
Revista Jovens e Adultos nº 99 - Editora Betel
Fruto do Espírito - Lição 10
Comentarista: Pr. Israel Maia

Comentários Adicionais
Pb. Miquéias Daniel Gomes
Pb. Bene Wanderley


Texto Áureo
Romanos 15:14
Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outro.

Verdade Aplicada
Bondade é a capacidade de praticar o bem, sem expectativa de recompensa.

Textos de Referência
Efésios 5:9
Porque o Fruto do Espírito está em toda bondade, e justiça, e verdade.
Romanos 15:2
Portanto, cada um de nós agrade ao seu próximo no que é bom para edificação.
Efésios 4:28
Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha que repartir com o que tiver necessidade.
Salmos 145:6-7
E se falará da força dos teus feitos terríveis; e contarei a tua grandeza. Publicarão abundantemente a memória da tua grande bondade e cantarão a tua justiça.


A perfeita bondade
Comentário Adicional
Pb. Miquéias Daniel Gomes

Na lição passada, aprendemos que a “benignidade” é condição de “ser bom”, e não apenas a “ação de fazer o bem”. Ser benigno é  ter a bondade inserida na próprio caráter, e não apenas praticá-la de forma ocasional. Logo, estas duas características do Fruto Espiritual são complementos uma da outra, pois a benignidade é a bondade interiorizada, enquanto que a bondade é a benignidade exteriorizada.  O termo “bondade”, vem da palavra grega AGATHOUSE, e pode ser interpretada como a qualidade correspondente a ser bom, ou seja, a capacidade de manifestar satisfatoriamente alguma perfeição, que se pode aplicar a pessoas, coisas e situações. A bondade pode significar também a disposição permanente de uma pessoa em fazer o bem, e neste contexto, tem por sinônimo a benevolência. Quando nos deparamos com o termo “perfeição”, só o podemos aplicar plenamente ao próprio Deus, então, o único ser realmente “bom” em todos os aspectos da existência é o próprio criador (Salmos 23:6, 31:19, 52:1). Os salmistas declaram confiadamente não apenas o fato de Deus ser bom, mas também o descreve como sendo o autor de toda generosidade e a essência da bondade. Como filho de Deus, o cristão deve buscar constantemente a bondade, vivendo sua vida moldada na vida do próprio Cristo, manancial inesgotável de bondade e ternura. Não devemos nos contentar com uma bondade teórica, onde nos limitamos a não fazer o mal, mas sim colocar as mãos na “massa” exercendo na pratica toda a bondade que existe em nós por meio do amor de Cristo. Um vislumbre deste dever cristão pode ser no próprio código penal brasileiro, onde a omissão de socorro é tratada como crime. Ou seja, não fazer o bem e tão grave quanto se fazer o mal. Adolf Hitler, sádico genocida, construiu seu império de terror tendo como alicerce a omissão dos líderes mundiais que se fizeram de cego as atrocidades cometidas pelo partido nazista alemão. Atribui-se a Martin Luther King a celebre frase: "O que me preocupa não é grito dos maus, mas sim o silêncio dos bons”.

A bondade não é um sentimento, é um incentivo a ação; pois quando os bons deixam de agir, não há mais oposição que impeça a vitória da maldade. Conta-se a fábula, que numa certa fazenda, um rato corria desesperado pelo curral pedindo ajuda aos outros animais, pois o fazendeiro tinha comprado uma ratoeira. Entretanto, a “vaca” lhe respondeu: - O que isto tem a ver comigo, o problema é todo seu! A mesmo resposta ele ouviu da galinha quando passou pelo galinheiro e do porco, quando pediu ajuda no chiqueiro. Ninguém se interessava pelos problemas do rato, estavam mais interessados em suas próprias vidas e não tinham tempo para pensar em ratoeiras. Naquela noite, o rato achou que seria seu fim, mas antes que sucumbisse ao  queijo fácil, outro ser foi vitimado pela ratoeira. Era uma serpente, que desavisada se enroscou na armadilha e agora lutava desesperadamente para fugir. Ainda no escuro, a mulher do fazendeiro não percebeu aquele engano e foi picada. O veneno agiu rápido e ela adoeceu profundamente. Para tratar da enferma, o fazendeiro decidiu preparar uma canja e para isso foi ao galinheiro e matou sua galinha mais gorda. A mulher, porém, só piorou. Muitos familiares vieram visitá-la, e para alimentar a todos, o fazendeiro matou seu porco. Dias depois a mulher faleceu. Amigos de todas as partes vieram para o funeral. Era preciso muita carne para preparar uma refeição pra aquela gente, e então, lá se foi a vaca.


Em Gálatas 6:2, após discorrer sobre os perigos das falsas doutrinas, Paulo orientou aos irmãos da Galácia que levassem a carga uns dos outros, e que se ajudassem nas dificuldades e trabalhassem juntos para eliminar aquele grande mal da igreja, a serem bons e praticar a bondade. Em outras palavras, podemos interpretar o conselho do apóstolo da seguinte maneira: “Quando há uma ratoeira na fazenda... Todos estão em perigo!” Que tenhamos muita pressa em ajudar ao necessitado e socorrer ao aflito, da mesma forma que Deus cuida de nós. Davi sabia de sua obrigação com a prática diária da bondade, pois desfrutava plenamente da bondade de Deus. Exatamente por isto, no Salmo 23:6 ele declara que “era seguido pela bondade e pela misericórdia todos os dias da sua vida”.


Fazendo o bem e desprezando o mal

Bondade não é o mesmo que benignidade, pois determina uma ação mais imediata nas relações interpessoais. Ser bom quer dizer praticar a bondade independente de alguma recompensa. O indivíduo que desenvolve a bondade passa a ter atitudes altruístas em prol de alguém ou da comunidade. É impossível ser fiel a Deus e não se importar com o mal alheio, pois a bondade é a capacidade de fazer o bem e desprezar o mal (Mateus 21:13). A bondade é a prática do amor. É ser uma benção na vida daqueles que estão próximos (Romanos 15:14). A prática da bondade será sempre acompanhada por uma recompensa divina, pois habilita o homem a alcançar o favor do Criador, ao passo que o que escolhe fazer o mal receberá condenação (Provérbios 12:2). Ser bom para o cristão é uma obrigação, pois pela graça de Deus recebeu a maior de todas as bênçãos oferecidas à humanidade através de Cristo. Praticar a bondade nem sempre é entregar coisas materiais aos necessitados, mas sempre estar disposto a oferecer algo que mudará. Ser bom proporciona um grande sentimento de satisfação para quem pratica a bondade (Atos 3:8). O terceiro capítulo do livro de Atos dos Apóstolos nos dá um grande exemplo de bondade apresentado através das vidas dos apóstolos Pedro e João. Muitas vezes pensamos que nunca poderemos agir de forma altruísta por não termos uma condição financeira favorável à realização de ações filantrópicas. Se observarmos o que ofereceu Pedro àquele homem, perceberemos que somos proprietários de um bem muito maior do que todo o dinheiro do mundo (Atos 3:6).

A bondade é também generosidade. O indivíduo habituado a praticar o mal recebe de Cristo, através do amadurecimento do Fruto do Espírito, a capacidade de ser bom! Praticar a bondade passa a ser algo extremamente gratificante, pois percebe que através de suas ações muitas pessoas são abençoadas e a recompensa para sua vida também virá em forma de bênçãos sem medidas (Mateus 10:42). Praticar a bondade garante um prêmio e isto faz com que passemos a desejar afetuosamente o amadurecimento do fruto do Espírito. Todas as bênçãos que recebemos do Espírito Santo devem ser compartilhadas. Sempre que compartilhamos estas bênçãos elas se multiplicam em nossas vidas. No caso do Fruto do espírito Santo, quanto mais agirmos com longanimidade, benignidade e distribuirmos bondade, mais receberemos de volta da parte do Espírito de Deus. Compartilhar o Fruto do Espírito santo é o mesmo que servir a Deus com alegria (Efésios 6:6). Sempre que dividimos com o próximo o que recebemos de Deus estamos dando a ele a oportunidade de conhecer o quanto é Maravilhoso o Deus que nós servimos.

Os apelos midiáticos tendem a levar a humanidade para atitudes de perversidade, mostrando a todo tempo uma vida fora dos padrões bíblicos, aliando este estilo de vida a uma vida próspera. O uso de drogas e prostituição, entre outros, são representados como símbolos de liberdade e sucesso financeiro. Entretanto, este estilo de vida afasta o indivíduo da presença de Deus. Ser  bom também é mostrar a todos o que está garantido ao homem que escolhe andar segundo os conceitos do mundo, que se nega a viver segundo os conselhos (Salmo 1). A sociedade tem cada vez mais tentado perverter todo o sentimento de amizade e comunhão natural que as pessoas podem desenvolver entre si. Hoje vivemos um momento de completo sentimento de inversão de valores. Entretanto, o povo de Deus dispõe de uma arma infalível contra este sistema corrupto instalado pela mídia inescrupulosa. Enfatize para os alunos que o fruto do Espírito Santo tem poder para transformar o homem a ponto de fazê-lo agir completamente diferente do modelo apregoado pelos apelos midiáticos e tecnológicos (Isaías 41:6).


Bondade: a prática do Amor
Comentário Adicional
Pb. Bene Wanderley

Vivemos em um mundo onde a prática da bondade tem sido cada vez mais escassa. Pouco se se fala em fazer o bem ao semelhante, pois o foco tem sido outro, e só nos dispomos a buscar aquilo que nos favorece. Nesta busca vaidosa e egoísta, temos cometido pecados imagináveis. Olhando pela nossa ótica, tudo está perfeitamente bem, desde que o “eu” esteja sendo favorecido, e o resto é apenas “resto”. Mas, não podemos deixar de ver com os olhos espirituais a realidade do mundo que nos cerca, e como cristãos temos que fazer aquilo que nos foi ordenado a fazer, devemos suprir as pessoas com o “sabor” do Fruto do Espírito amadurecido em nós, abastecer o mundo com o divino Amor. Deixar de cumprir nossa tarefa cristã é pecado de omissão!

Jesus é o nosso maior exemplo de bondade. Ele mesmo falou:  eu sou o bom pastor que dou minha vida pelas minhas ovelhas (João 10). Ele deu sua vida em resgate de nossas almas, e este foi o maior gesto de bondade que o mundo presenciou. A bondade é a capacidade de praticarmos o bem, sem esperar algo em troca. É fazer o bem sem medir circunstâncias ou antever esforços; é bem diferente da lógica do mundo que diz “fazei o bem para que depois você seja reconhecido ou recompensado”. Faça o “bem”, mas, o faça porque é um privilégio e um dever de todo cristão praticar boas obras em conjunto com a fé. Quantas pessoas podem ser curadas pela simples prática da bondade? Eu respondo: muitas...  mais do que se pode imaginar.... É incalculável os inúmeros benefícios da ação bondosa de um cristão. Ser bondoso é ser generoso. Temos que aprender a compartilhar as bênçãos de Deus. Servir com os nossos bens (espirituais mais que matérias) é praticar a bondade em essência e com comprometimento.


Desfrutando da bondade de Deus

O Fruto do Espírito é representado no homem pela manifestação do caráter de Deus naquele que o busca. Em Cristo experimentamos a bondade do Senhor personificada. Através de Jesus. A humanidade pode desfrutar das mais ricas bênçãos advindas das mãos de Deus pela Sua infinita bondade (Lamentações 3:25). Desde a criação do homem, o Criador providenciou para que todas as coisas estivessem à sua disposição (Gêneses 2:7-15). A bondade de Deus proporcionou ao homem viver em um lugar onde tudo era perfeito. Por um ato de desobediência, o homem perdeu tudo que havia recebido das mãos do Criador, pois, ao entregar o Jardim do Éden para que Adão cuidasse, lhe advertiu que não deveria tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal (Gêneses 2:17). Ser bom faz parte da essência de Deus. Sendo assim, Ele não levou em conta o pecado e providenciou por um ato de bondade um plano de salvação para a humanidade, fornecendo uma nova vida em Cristo (Efésios 2:1). O plano de salvação foi um ato de bondade, pois a bondade não espera nenhum tipo de recompensa por parte daquele que foi beneficiado por ela. Ser bom é inerente ao caráter divino, logo Deus não pode tomar nenhuma atitude que irá prejudicar a humanidade. Ainda que Ele tome uma atitude de repressão, essa é tomada por amor (Provérbios 3:12 / Hebreus 12:6). Toda a atitude tomada por Deus tem por objetivo o bem da humanidade.

A bondade de Deus não cessou depois do pecado. Se levarmos em conta que tudo que a humanidade desfruta é pela bondade dEle, concluímos que a Sua generosidade é sem medida. O Senhor tem nos garantido o que é necessário para uma vida abençoada e feliz. Ele nos deu vida e providenciou que tivéssemos saúde para que, com o nosso próprio esforço, pudéssemos trabalhar e ganhar o nosso sustento e, sobretudo, alcançar uma vida digna e feliz. A felicidade alcançada pelo indivíduo através das bênçãos recebidas de Deus deve ser compartilhada. Assim como Ele foi generoso (João 3:16), devemos expressar a nossa generosidade com os que estão próximos. O amadurecimento da característica do fruto do Espírito Santo conhecida como bondade nos leva a sermos generosos. Se em algum momento alcançarmos bens materiais que sejam suficientes para nos garantir uma vida tranquila, devemos estar dispostos a usar de bondade para com o próximo. Da mesma maneira que Deus foi bom nos valorizando, devemos valorizar a pessoa humana sendo bons para com ela. Ser bom é dividir o que recebemos das mãos do Senhor. Usar de generosidade é expressar o que há de melhor em nós, isto é, o fruto recebido do Espírito Santo (II Coríntios 8:2).

Quando intencionava levar o homem a pecar, Satanás usou sua arma mais perigosa: a mentira. Em seu diálogo com Eva, afirmou que o Criador não estava disposto a dar ao homem conhecer os mistérios da eternidade (Gêneses 3:4-5). Tal afirmativa do inimigo não é verdadeira, pois o Senhor nunca se furtou de se fazer conhecido do Seu povo (Hebreus 8:10-11). Durante Seu ministério terreno Deus humanizado fez questão de revelar Seus segredos (Mateus 13:11). À Igreja, Ele autorizou Paulo a mostrar como receberíamos os mistérios dos céus (Efésios 1:9), fazendo dos Seus servos guardiões destes ministérios (I Coríntios 4:11). Caso o indivíduo não saiba como agir com bondade, peça sabedoria ao Criador, pois até a Sua sabedoria Ele nos dá com liberalidade, que é uma expressão de bondade. Ao tomarmos parte na natureza divina através de Cristo começamos a retornar para a condição perdida com a queda de Adão. O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, isto é, justo e bom (Gêneses 1:26). Ao promovermos o amadurecimento do Fruto do Espírito Santo em nós, começamos a desenvolver todas as Suas características. Vale a pena ser destacado que o homem verdadeiramente regenerado deverá estar sempre pronto a compartilhar a bondade recebida das mãos do Espírito Santo.


Recompensas Divinas
Comentário Adicional
Pb. Miquéias Daniel Gomes

II Reis 4 nos conta a história de uma mulher viúva que se vê as voltas com uma situação desesperadora. Seu marido havia falecido, e deixado uma dívida que ela não tinha condições de pagar. Assim, como era usual na época, os credores vieram a sua casa para levar seus filhos como escravos. Mas o que parece ser uma história de má administração financeira, pode esconder um dos mais belos gestos de bondade registrado em toda a escritura. Embora o texto bíblico pouco revele sobre as origens desta família e omita o nome do marido falecido, o respeitadíssimo historiador Flávio Josefo revela no nono livro de sua obra “História dos Hebreus”, não apenas a identidade deste homem, como também a origem de sua imensa dívida.  Quando a rainha Jezabel ordenou o massacre dos profetas do Senhor que exerciam seu ministério em Israel e se posicionavam contra o culto à Baal, um funcionário do palácio, mordomo do rei, escondeu por conta própria cerca de 100 profetas, preservando suas vidas durante os meses de perseguição. Arriscando seu emprego e correndo o risco de ser condenada a morte por traição, Obadias, que era um homem temente a Deus, conduziu esses profetas para dentro de covas secretas, e ali fornecia para eles água e comida. Esta corajosa atitude benevolente está inclusive registrada no livro de I Reis 18:3-4.  Posteriormente, o próprio Obadias teria ingressado no ministério profético, se tornando um dos alunos de Eliseu. Segundo Flavio Josefo, Obadias tomou vários empréstimos com credores, a fim de subsidiar a permanência dos profetas nos respectivos esconderijos, contraindo para si uma dívida muito alta.

Infelizmente, o déficit foi tão acentuado, que Obadias faleceu antes de conseguir quitá-lo, deixando sua família no vermelho. Com o risco de perder seus filhos para os credores, a pobre viúva recorre a Eliseu, que naquele tempo liderava uma escola de profetas. Diante do maior profeta daquela geração, a mulher traz à memória os feitos do marido, deixando claro que havia chegado a hora dos profetas fazerem algo por quem tanto tinha feito por eles: -  Teu servo, meu marido, morreu, e tu sabes que ele temia ao Senhor. Mas agora veio um credor que está querendo levar meus dois filhos como escravos (II Reis 4:1). Naquele tempo, a dívida de uma pessoa era cobrada até mesmo das gerações futuras, e a escravidão, muitas vezes, era a única forma de quitar débitos cada vez mais exorbitantes. Aquela família seria destruída por completo, caso a ameaça dos credores de concretizasse. Eliseu conhecia a história de sacrifícios que contextualizavam aquela situação. Ele não deixaria que a extrema generosidade de Obadias se transformasse em um fardo pesaroso para aquela família. Logo que tomou ciência dos acontecimentos, o profeta  fez a seguinte pergunta para a viúva: - Que te hei de fazer? - Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem em casa, senão uma botija de azeite” (II Reis 4:2).

E foi com o pouco azeite que aquela família tinha em sua casa, que o milagre da provisão aconteceu. Deus tem a capacidade de “criar” do nada, mas quando é preciso, usa as nossas obras como ferramentas de seu poder. Foi Deus quem enviou o dilúvio, mas coube a Noé construir a arca. Deus abriu o Mar Vermelho, mas a chave usada foi o cajado de Moisés. Deus enviou fogo do céu, mas foi a oração de Elias que disparou o gatilho divino. Deus multiplicou o azeite da botija, mas coube a pobre viúva tomar vasos emprestados e deitar o azeite sobre eles. Mesmo que nossa ferramenta seja insignificante e nossos subsídios estejam quase no fim, se os colocarmos nas mãos do Senhor, então, do “quase nada” muito se pode fazer. Sansão tinha uma queixada de jumento, mas ao colocá-la a disposição de Deus, ela se transformou em uma das mais poderosas armas da história. Davi precisou de uma pedra lançada com fé para derrubar um gigante armado até os dentes. Um menino que apresentou ao Senhor cinco pães e dois peixinhos, além de contribuir para alimentar uma multidão, retornou para sua casa com vários cestos abarrotados de comida. Quando o profeta pediu que aquela viúva fornecesse a matéria prima do milagre, tudo o que ela tinha era alguns mililitros de azeite e a lembrança da generosidade abnegada de seu marido. Mal sabia ela, que aquela pequena quantidade de óleo, garantiria a sua aposentadoria. Com Deus, o pouco faz muito. Obadias não obteve retorno financeiro em vida com seu ato de bondade, mas mesmo sem saber, sua ação resultou em benção para as gerações futuras. 


Lições práticas

Ao iniciarmos o estudo desta segunda seção do Fruto do Espírito (Galatas 5:22), declaramos que a longanimidade, benignidade e bondade são difíceis de serem desenvolvidas porque, em muitos casos, mexem com traços inerentes à nossa personalidade. Estas três características são responsáveis pelo bom relacionamento que o servo de Deus deve procurar desenvolver com todos os que estão ao seu alcance. Isso significa que em muitos momentos deveremos abrir mão de nós mesmos para sermos longânimes, benignos e bondosos. Uma vez que somos salvos, lavados e remidos pelo sangue do Cordeiro (Mateus 26:28), não podemos nos relacionar com o próximo fora dos padrões bíblicos (I João 1:7). Agir fora dos padrões bíblicos promoverá um afastamento natural entre o homem e o Criado, pois esta atitude nos distancia de sua natureza (I Reis 1:16). Quando agimos de acordo com a Palavra de Deus, estamos demonstrando a transformação promovida pelo amadurecimento do Fruto do Espírito Santo em nossas vidas.

A ação produzida pelo amadurecimento do Fruto do Espírito Santo irá nos garantir uma vida de paz com os outros e tal postura nos elevará a condição de servos verdadeiramente santificados pela Palavra. Uma conduta de cristão irá nos proporcionar viver diante do Senhor por toda eternidade (Hebreus 12:14). A santificação é o único meio de ver o Senhor. O amadurecimento do fruto é parte indispensável do processo de santificação. Se deixarmos levar por informações negativas apresentadas pelos meios de comunicação, estaremos abrindo mão de ter comunhão com os nossos irmãos, uma exigência de Jesus para que possamos caminhar em direção ao céu (Atos 2:42). Todos os dias temos nossas casas invadidas por notícias que visam nos aterrorizar com a violência praticada por homens sem Deus. Sabemos que a violência sempre existiu e sempre existirá. Entretanto, este tipo de informação visa nos tirar do convívio benéfico que desfrutamos com os nossos irmãos quando vamos à igreja. Merece ser especialmente destacado que nos afastar da comunhão é tudo que o inimigo quer, pois ele sabe que quando estamos juntos somos mais resistentes às tentações (Eclesiastes 4:9-12) e assim teremos mais condições de desenvolver o amadurecimento do Fruto do Espírito Santo.

Ser bom pode, para muitos, parecer sinônimo de tolo. Entretanto, sabemos que o nosso Criador em todo tempo se mostrou bom para a humanidade. Ser bom é desafiar todos os conceitos pregados pela cibercultura que, segundo Pierre Lévy, “designa a cultura contemporânea marcada pelas novas tecnologias digitais e como ocorrem interações entre as novas tecnologias e a sociedade”. O servo fiel deve manter a postura de acordo com o que aprendeu através do Evangelho (II Timóteo 3:13-15). Por mais que sejamos tentados pelos apelos midiáticos e tecnológicos, não podemos deixar de andar segundo os verdadeiros preceitos da Palavra de Deus (Salmo 119:105). Destaque para os alunos que a cada dia que passa surgem novos conceitos que, aliados a um sem número de informações, empurram o indivíduo para um abismo emocional, tirando-lhe o foco do que lhe foi fornecido pelo Espírito Santo.
Conclusão

Quando recebemos o fruto do Espírito, é plantado em nós um bom tesouro. A partir deste instante, o coração começa a produzir coisas boas e a compartilhar bondade, não permitindo que maus sentimentos sejam reproduzidos através de atos falsos de bondade (Mateus 12:35).



O Fruto Espiritual é uma prova eficaz que estamos progredindo em nosso processo de santificação, tornando nossa maturidade espiritual perceptível.  Este fruto só será completo se for constituído de amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperanças. Para aprender ainda mais sofre o Fruto do Espírito, e a frutificação espiritual na era da pós modernidade, participe neste domingo, 05 de JUNHO  de 2016, de nossa EBD.




Nenhum comentário:

Postar um comentário