terça-feira, 19 de julho de 2016

Biografia - Ira David Sankey



Ira David Sankey nasceu no dia 28 de agosto de 1849 em Edinburg – Pennsylvania nos Estados Unidos. Ao logo de sua vida, também usou o peseudenonio “Rian A. Dykes” (um anagrama de Ira D. Sankey) para assinar seus canções, que alias, o fizeram históricamente conehecido como "doce voz do metodismo”.

Quando jovem, Sankey serviu na guerra civil americana. Ele ajudava frequentemente o capelão de sua unidade a conduzir os hinos que os soldados cantavam em suas reuniões espirituais. Depois da guerra, ele se juntou ao Serviço de Receitas Internas, e também trabalhou com a Associação Cristã dos Jovens Moços (YMCA). Foi reconhecido  como um grande cantor de música Gospel, e casualmente atraiu a atenção de evangelista Dwight Lyman Moody (1837-1899).

Os dois homens se encontraram em uma convenção da YMCA em Indianapolis, Indiana, em junho de 1870. Alguns meses depois, Sankey acompanhou pela primeira vez uma campanha evangelística de Moody, e logo depois desistiu de seu serviço no governo.

Em outubro de 1871, Sankey e Moody estiveram no meio de uma evangelização, quando começou um Grande Incêndio de Chicago. Os dois homens escaparam do grande desastre apenas com as suas vidas. Sankey acabou assistindo a destruição de cidade de longe, de um barco a remos no Lago de Michigan. Aquele acontecimento marcou profundamente a vida de ambos, que se empenharam ainda mais no trabalho evangelístico, em decorrência das vidas que “não tiveram tempo” de ouvir o evangelho e se perderam na tragédia de Chicago.

Sankey compôs aproximadamente 1.200 canções. Ele ficou cego de glaucoma nos últimos cinco anos da vida; e sem dúvida, achou uma alma gêmea na amiga que também fazia música, a hinista cega Fanny Crosby. 

A pedido de Moody, Sankey criou uma melodia para a canção de Edgar Page-Stites -Trusting Jesus, That Is All”- composição que se tornou mundialmente conhecida. “Confiando em Jesus” está presente  no Cantor Cristão (edição 1971) da Igreja Batista, sob nº 348, com tradução por William Edwin Entzminger (1859-1930).

Sankey faleceu no dia 13 de agosto de 1908 em Brook­lyn, New York, aos 67 anos. Seus restos mortais encontra-se no Cemitério Green­Wood, em Brook­lyn, New York.

Nenhum comentário:

Postar um comentário